Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Absurdo! TV Tribuna demite diretor do Sindicato dos Jornalistas acometido por Burnout

Redação - SJSP

Em sua cruzada de exploração e desrespeito aos profissionais jornalistas, o Grupo Tribuna chegou ao cúmulo de demitir, na quinta-feira (9 de janeiro), um editor da TV Tribuna acometido pela Síndrome de Burnout. Trata-se do jornalista Ernandes Caires, que trabalha no grupo há 35 anos e era o responsável pelo Jornal da Tribuna 1ª Edição. Ele também é diretor de base do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), atuando diretamente na Regional Santos.

Com a decisão do Grupo Tribuna, afiliada à Rede Globo de Televisão, os patrões dão um novo passo no seu sistemático desrespeito dos direitos trabalhistas, tentando fragilizar a atuação sindical nas mídias do grupo – é o segundo diretor do SJSP arbitrariamente demitido em três anos. O anterior foi o jornalista Sandro Thadeu, que é diretor regional do SJSP.

Ao agir assim, o Grupo Tribuna desrespeita a estabilidade sindical garantida por lei ao companheiro Sandro e ao companheiro Ernandes. Sandro contribuiu com 14 anos de trabalho ao Grupo Tribuna e assumiu o cargo de diretor da Regional Santos em agosto de 2021, ajudando a organizar a categoria na luta por direitos e dignidade. Em abril de 2017, a empresa demitiu o então diretor regional de Santos, Glauco Braga, e o diretor de base Reynaldo Salgado.

A postura antissindical do Grupo Tribuna ao afrontar a garantia de emprego de dirigentes sindicais, prevista na Constituição Federal, é uma clara retaliação à atuação do Sindicato dos Jornalistas – e uma inadmissível agressão à categoria profissional das e dos jornalistas e a todo o movimento sindical.

Burnout e governança perversa

O agravante, no caso de Ernandes, é que o jornalista está enfrentando a Síndrome de Burnout e vinha buscando o necessário tratamento médico. O grave quadro de stress determinou o afastamento do trabalho por 14 dias, motivado pela excessiva carga de trabalho imposta pela escala de trabalho da TV Tribuna.

Enquanto propaga suposta postura de sintonia com o movimento “ESG” (Environmental, Social and Governance, de “boas práticas” ambientais, sociais e de governança), a empresa renega esses princípios, ao adotar uma política de governança perversa, que explora os trabalhadores impondo condições desumanas e renega o social abrindo mão da qualidade de vida, saúde e bem estar dos empregados.

Reunião de emergência

O SJSP reivindica imediata revogação da dispensa do dirigente sindical e já oficiou ao Grupo Tribuna para agendamento de reunião em caráter de urgência, para discutir a inaceitável situação criada.

Conclamamos a mais ampla corrente de apoio e solidariedade a Ernandes Caires, jornalista sempre pautado por grande companheirismo e pelas melhores condutas profissionais.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo