A Federação de Jornalistas da América Latina e do Caribe (FEPALC) realiza, nos dias 12 e 13 de setembro, na Cidade do México, novo congresso para renovação de sua direção e definição das lutas prioritárias da entidade para o próximo período. Com o tema “Defender Jornalistas em defesa do Jornalismo”, o evento abordará propostas para melhorar as condições de trabalho e medidas para conter a violência contra jornalistas.
Durante o Congresso será feita uma análise da situação e do trabalho dos jornalistas do continente, com documentos temáticos incluindo as condições de trabalho e a negociação coletiva para os jornalistas na América Latina e no Caribe. Haverá, também, um seminário sobre segurança dos jornalistas na região. O anfitrião, o México, é um dos países onde a prática do jornalismo carrega um alto risco, dado o elevado número de mortes de trabalhadores na imprensa e impunidade recorrente que prevalece. Neste sentido, serão apresentados dados da União Nacional dos Editores de Imprensa do México.
No evento será analisado, ainda, o relatório financeiro e político da Federação e de sua relação com a Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) e as propostas das entidades filiadas à federação sindical continental. Por fim, haverá a eleição dos dirigentes da FEPALC para os próximos três anos. No Congresso anterior da FEPALC, realizado em Buenos Aires, em 2011, foi eleita a atual direção, tendo como presidente: Celso Schröder (Brasil), e como vice Zulia Lainez (Peru).
A FENAJ será representada no evento por seu presidente, Celso Schröder, e pela vice-presidente Maria José Braga.
Texto:FENAJ