Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Sindicatos mundiais apresentam manual para a campanha para erradicar a violência e o assédio laboral

Sindicatos mundiais apresentam manual para a campanha para erradicar a violência e o assédio laboral

A agressão física, a intimidação, o assédio sexual e o abuso online, a precariedade laboral e as práticas laborais abusivas são as formas de violência mais difundidas no mundo do trabalho e afetam a milhões de trabalhadores e trabalhadoras em todo o mundo.

Diversos informes sobre a covid-19 mostram que os índices de violência contra as mulheres e meninas tem se multiplicado no último ano, fazendo com que as trabalhadoras fiquem especialmente vulneráveis. A falta de políticas efetivas e o apoio das empresas para responder e prevenir esta violência tem provocado que muitas mulheres sofram transtornos de ansiedade e outros problemas de saúde mental, prejudicando seu rendimento no trabalho e sua renda.

Este conjunto de ferramentas oferece aos sindicatos os instrumentos necessários para desenvolver soluções dentro dos lugares de trabalho que acabem com a violência e o assédio, com especial atenção à violência de gênero, e para garantir que lidar com esta violência não seja considerado lidar com parte do trabalho.

Por outro lado, a violência doméstica, mesmo que se produza fora do local de trabalho, também pode ter importantes efeitos psicológicos e físicos sobre as vítimas. Além disso, a interrelação de distintos tipos de discriminação cria uma nova camada de desigualdade que aumenta o risco de violência e assédio.

O manual ajuda funcionários e representantes sindicais, assim como os educadores e facilitadores dos trabalhadores, a desenvolver programas de formação e supõe uma ferramenta muito útil para os sindicatos que trabalham em campanhas nacionais para a ratificação da Convenção em seus respectivos países. Graças a intensa pressão exercida pelos sindicatos e as organizações feministas em todo mundo, a Convenção 190 e a Recomendação 206 proporcionam uma base para que os sindicatos e outras organizações abordem a violência e o assédio no mundo do trabalho.

A Convenção e a Recomendação se estendem a todos os setores, tanto público quanto privado e a economia informal, e são os primeiros instrumentos internacionais deste tipo. Com sua adoção, todo o mundo tem, a partir de agora, o direito de viver em um mundo sem violência e assédio.

O Secretário Geral da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ), Anthony Bellanger, disse: “Necessitamos de uma ação conjunta para obrigar aos governos de todo o mundo a ratificar a Convenção 190 da OIT. Esta nova ferramenta proporcionará aos sindicatos dos jornalistas recursos essenciais para pressionar os governos e obrigar aos empregadores dos meios de comunicação a adotar políticas que são essenciais para erradicar a violência no trabalho. Não há liberdade de imprensa se os jornalistas trabalham em condições de insegurança.”

O manual é composto de um guia para coordenadores e um livro de atividades. Seu objetivo é:

  • Fomentar o debate sobre a violência e o assédio e a violência de gênero no mundo do trabalho;
  • Sensibilizar sobre a Convenção 190 e a Recomendação 206 que o acompanha e a sua importância para os trabalhadores e em particular para as trabalhadoras;
  • Incentivar os sindicatos de todo o mundo a fazer campanha para a ratificação da Convenção 190 e sua aplicação efetiva com a Recomendação 206;
  • Incentivar aos sindicatos a utilizar estes instrumentos para integrar o Convênio 190 em seus programas de negociação coletiva;
  • Construir sindicatos mais fortes para que os trabalhadores possam fazer valer seus direitos a um mundo do trabalho livre de violência e assédio.

Este conjunto de ferramentas será oficialmente apresentado em um evento online no próximo dia 25 de junho às 14h (CEST).

Para participar do lançamento, registre-se aqui.

Para baixar o livro de atividades em francês, inglês e espanhol, clique aqui.

Para baixar o guia para facilitadoras e facilitadores em francês, inglês e espanhol, clique aqui.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo