Jornalistas e radialistas têm assembleia nesta quarta-feira (18), às 13h, para discutir os próximos passos na luta contra as demissões e deliberar sobre a pauta da campanha salarial.
Convocada pelos sindicatos dos Jornalistas e dos Radialistas, a concentração será na porta da Fundação Padre Anchieta (FPA), mantenedora da RTV Cultura.
Funcionárias(os) seguem organizados contra a dispensa em massa ocorrida após a suspensão e cancelamento de vários programas da grade da emissora. Foram 116 demissões, das quais 96 eram contratadas(os) como pessoas jurídicas (PJs).
A crescente precarização na FPA também tem levado jornalistas e radialistas às assembleias.
O movimente se mantém firme, tem chegado às redes sociais e agora definirá outras formas de agitação.
Campanha salarial
A assembleia irá definir a pauta de reivindicações para Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), cuja principal batalha é a reposição das perdas dos últimos anos.
A pré-pauta, que está disponível para discussão das(os) trabalhadoras(es), tem uma série de cláusulas já presentes no último acordo.
A proposta é que a vigência do acordo seja de um ano e que as cláusulas econômicas (como salários, pisos e auxílio-creche), incorpore os índices inflacionários acumulados, além da diminuição da defasagem nos vales alimentação e refeição.
Os dois sindicatos (Jornalistas e Radialistas) já solicitaram reunião com a FPA para quinta-feira (19) para início das negociações.
Nenhuma demissão! Reabertura dos programas fechados com recontratação dos demitidos! Não à precarização!
Recomposição salarial já!
SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS DE RADIODIFUSÃO E TELEVISÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO
SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO
EDITAL DE CONVOCAÇÃO – ASSEMBLEIA GERAL UNIFICADA
O diretor coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas e Radiodifusão e Televisão no Estado de São Paulo, e o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, nos termos dos estatuto das entidades e conforme a legislação vigente, convocam todos os empregados(as) radialistas e jornalistas da Fundação Padre Anchieta – Centro Paulista Rádio e Televisão Educativas, para participarem de Assembleia Geral Extraordinária unificada a realizar-se no dia 18 de setembro de 2024, às 13h, no portão de entrada da Fundação Padre Anchieta, cito à Rua Cenno Sbrighi, 378, Água Branca, São Paulo – SP -, para discutir e deliberar sobre a seguinte pauta: 1) Próximos passos da luta contra demissões; 2) Apresentação, discussão e aprovação de pauta unificada de reivindicações para campanha salarial a ser encaminhada à Fundação Padre Anchieta; 3) Estabelecer um estado de assembleia permanente para que a categoria discuta os encaminhamentos das reivindicações referentes à luta contra as demissões e à campanha salarial a qualquer momento que julgar pertinente.
São Paulo, 16 de agosto de 2024
SÉRGIO IPOLDO GUIMARÃES – DIRETOR COORDENADOR DO SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS DE RADIODIFUSÃO E TELEVISÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO
THIAGO CIANGA TANJI – PRESIDENTE DO SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO.