Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Cineclube Vladimir Herzog exibe Filmefobia com a presença de Kiko Goifman e Jean-Claude Bernardet

Redação

Fobia: sentimento exagerado de medo e aversão por algo ou alguém; nome genérico das várias espécies de medo mórbido. O Cineclube Vladimir Herzog apresenta o longa-metragem “FilmeFobia”, de Kiko Goifman, no próximo dia 12 de março, terça-feira, às 19h. Após a sessão, o diretor e Jean-Claude Bernardet, crítico cinematográfico, cineasta e escritor brasileiro, participarão de um debate sobre a obra.

Antropólogo, mestre em multimeios pela Unicamp e cineasta, Goifman é realizador de vários curtas e dos longas-metragens premiados “33” e “Atos dos Homens”. Nem ficção, nem documentário, nem ensaio nem narrativa, o filme explora os limites da psique, contrapondo a fobia das pessoas com diferentes situações e emoções.

Jean-Claude Bernardet é um dos mais importantes críticos e intelectuais do cinema brasileiro. Nascido na Bélgica, Jean-Claude passou a infância em Paris, e veio para o Brasil com sua família na adolescência. É graduado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales e doutor em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Jean-Claude participa do filme.

No elenco, estão atores, fóbicos reais e atores fóbicos. Goifman, que é fóbico de sangue, encarna também a função de ator e aparece em algumas sequências no filme. “Escolhi para mim um papel fácil, eu só tinha que desmaiar”, diz o diretor.

Com 80 minutos de duração, “FilmeFobia”, foi o grande vencedor do Festival de Cinema de Brasília de 2008, levando cinco Candangos, entre eles o de Melhor Filme, Ator (Jean-Claude Bernardet) e Prêmio da Crítica. Num projeto estudado e interpretado por Jean-Claude Bernardet, a obra procura demolir as fronteiras entre ficção e documentário.

Após a exibição, o diretor Kiko Goifman e o crítico Jean-Claude Bernardet participarão de um debate sobre o longa.

FilmeFobia – Exibição e debate com Kiko Goifman e Jean-Claude Bernardet
12 de março, terça-feira, às 19h
Rua Rego Freitas, 530 –
sobreloja, Vila Buarque, São Paulo. Próximo à estação República do metrô.
(Sindicato dos Jornalistas de São Paulo – Auditório Vladimir Herzog)
ENTRADA GRATUITA

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo