Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Jornalista Romeu Santini morre aos 83 anos

Jornalista Romeu Santini morre aos 83 anos

Romeu Santini na Câmara campineira. Foto: Central de Comunicação Institucional da Câmara Municipal de Campinas. O jornalista Romeu Santini morreu na manhã desta quinta-feira (22) aos 83 anos, em Campinas, vítima de problemas respiratórios. Também advogado e professor, Santini foi vereador por seis mandatos na Câmara Municipal campineira.

O velório, aberto ao público, ocorre desde às 13h na Câmara Municipal de Campinas e o sepultamento é no cemitério Parque Flamboyant. 

Nascido em 16 de setembro de 1935, Santini começou no jornalismo no Diário do Povo e foi repórter  sucursal de O Estado de S.Paulo em Campinas. Entre outras redações, o jornalista também atuou na Rádio Cultura, no Correio Popular e foi diretor de jornalismo da EPTV Campinas.

É sindicalizado histórico, filiado há 57 anos ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), sempre apoiando a gestão da entidade e, apesar da idade, fazia questão de participar das eleições e outras atividades sindicais. 

Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, a atuação política de Santini começou aos 23 anos, quando foi eleito vereador pela primeira vez, em 1960. Dos seis mandatos na câmara campineira, o último foi de 2000 a 2004. Ele ainda foi professor nas faculdades de Direito e de Jornalismo da PUC de Campinas.

Santini deixa inúmeros amigos e amigas, além de um legado tanto como jornalista quanto como cidadão político e socialmente engajado. 

Aos familiares, parentes e amigos, o Sindicato dos Jornalistas expressa seu pesar e solidariedade. 

 

 

 

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo