Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Filme sobre Dom Paulo Evaristo Arns no Cineclube desta terça (27)

Filme sobre Dom Paulo Evaristo Arns será exibido no Cineclube Vladimir Herzog

O Cineclube Vladimir Herzog exibe gratuitamente na última terça-feira desse mês (dia 27), às 19h, o documentário “Coragem – As muitas vidas do cardeal Dom Paulo Evaristo Arns”, de Ricardo Carvalho, que conta a vida do cardeal que se transformou em símbolo de resistência à ditadura militar (1964-1985) e promoveu diversos trabalhos sociais no país, falecido em dezembro de 2016, aos 95 anos.

O cardeal Arns – chamado de cardeal da liberdade, bispo dos oprimidos, cardeal dos trabalhadores, bispo dos presos e tantos outros – foi responsável pela criação, em 1972, da Comissão Justiça e Paz de São Paulo e também foi o principal organizador da famosa publicação “Brasil Nunca Mais”, em 1985, com relatos das prisões e torturas nos porões da ditadura.

O religioso lutou pela liberdade, ficou ao lado dos trabalhadores e dos oprimidos, combateu em defesa dos direitos humanos, e subiu morros, frequentou favelas, incursionou pelas periferias e enfrentou poderosos políticos e generais para dar proteção aos perseguidos – desde operários a intelectuais. Grande incentivador das Comunidades Eclesiais de Base, que visavam aproximar a igreja dos mais pobres, Dom Paulo criou em 1985 a Pastoral da Infância, juntamente com sua irmã Zilda Arns, morta em 2010, em acidente no Haiti.

Após a exibição do filme, haverá um debate com o jornalista e cineasta Ricardo Carvalho, que também é autor de dois livros sobre o religioso (“O Cardeal e o Repórter” e “O Cardeal da Resistência”). Segundo Carvalho, o cardeal “foi a primeira pessoa a dizer publicamente que o jornalista Vladimir Herzog havia sido assassinado e não cometido suicídio. Foi uma figura muito importante para a história de São Paulo e do país”.

O Cineclube Vladimir Herzog é uma iniciativa do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP) e do Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo (SASP) e visa resgatar um espaço que teve papel importantíssimo na resistência à ditadura e na luta pela redemocratização do país. Filmes como “O Homem que Virou Suco” (João Batista de Andrade, 1981) chegaram a um imenso público a partir das sessões realizadas no auditório Vladimir Herzog do Sindicato.

SERVIÇO
O que:
Exibição do documentário “Coragem – As muitas vidas do cardeal Dom Paulo Evaristo Arns” + Debate com o cineasta Ricardo Carvalho
Quando: 27 de fevereiro (terça-feira). Às 19h.
Onde: R. Rêgo Freitas, 530 – República, São Paulo – SP – Sobreloja.
Exibição gratuita
Mais informações: (11) 3229-7989

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo