Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Sindicato lamenta a morte do jornalista Milton Bellintani

Sindicato lamenta a morte do jornalista Milton Bellintani


belintani.00_jpg_srb

Com pesar, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo comunica a morte do companheiro Milton Bellintani, que coordenou os trabalhos da Comissão da Verdade do Sindicato nos últimos três anos, e preparava o seu relatório final. Jornalista há mais de três décadas, Bellintani trabalhou nas editoras Abril (revistas Cláudia, Capricho e Placar) e Símbolo, colaborou com inúmeras publicações (como Neo Interativa e Raça Brasil) e dirigiu o Canal Universitário de São Paulo e o Departamento de Jornalismo da Uniban.

Militante sindical e político desde os anos 1970, integrou na época o Partido Comunista Brasileiro e foi da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Editoras, atuando depois no Sindicato dos Jornalistas.

Aos 56 anos,  ele atuava com temas de direitos humanos há mais de 30 anos, com foco na verdade, memória e justiça e, atualmente, era Diretor do Núcleo de Preservação da Memória Política e voluntário e diretor-executivo da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo.

Coordenou o curso de complementação universitária “Descobrir São Paulo – Descobrir-se Repórter”, do Projeto Repórter do Futuro e foi ombudsman do Contraponto – jornal-laboratório do curso de jornalismo da PUC/SP (2012-2013).

De 2005 a 2008 atuou no Terceiro Setor, em projetos de comunicação da Fundação Kellogg para a América Latina e o Caribe a da CEPAL – Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe das Nações Unidas. Desenvolveu, ainda, projetos editoriais voltados à inclusão de pessoas com deficiência desde 2005.

 

A cerimônia de cremação acontece nesta quarta-feira, 4 de novembro, às 12h30, no crematório da Vila Alpina.

 

 

 

 

 

Legenda: Milton Bellintani ( em pé) na apuração de depoimentos da Comissão da Verdade dos Jornalistas

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo