Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Vai e Vem do Mercado (Moagem) – 10/03 a 16/03

Vai e Vem do Mercado (Moagem) - 10/03 a 16/03

 

trocatroca

 

 

Confira na edição desta semana do Vai e Vem: Editora Três demite em todas as áreas e fecha IstoÉ Gente; Fenaj leva ao governo propostas sobre políticas de comunicação; Xico Sá acerta com El País; TV Gazeta fecha com Josias de Souza e Denise Campos de Toledo; Dora Kramer entra de licença no Estadão e o falecimento de Elisa Vannuccini e Fred Marcondes.

 

Editora Três  

– A Editora Três, conforme já se esperava, efetivou em 3/3 inúmeras demissões e simultaneamente anunciou o fim da revista IstoÉ Gente. Os cortes atingiram todas as redações e demais áreas da empresa, algumas de forma mais drástica, como a revisão e o tratamento de imagens, que praticamente desapareceram. O número total de vagas não foi divulgado, mas sabe-se que além das saídas espontâneas (motivadas pelo PDV) e das demissões realizadas agora a empresa também decidiu congelar todas as vagas em aberto. Entre os que estão deixando agora a empresa estão o diretor da revista Planeta Ricardo Arnt, a produtora Andrea Debiagi e a editora Daniela Mendes.

– No fim de janeiro, a Três havia anunciado um plano de demissão voluntária, com o objetivo de cortar até 25% de sua folha de pagamento de celetistas. Esses profissionais representavam, porém, apenas 10% da redação. Por isso, além deles, já estariam sob risco funcionários com outras modalidades de contrato.

– No PDV, saíram três profissionais das redações da empresa: Juca Rodrigues, editor de Fotografia, Mônica Tarantino, repórter de Saúde de IstoÉ, e Joca Alvarenga, diretor de Arte também da IstoÉ. De forma voluntária, deixou a empresa na última semana o repórter de Negócios Fabrício Bernardes, a caminho da Exame PME, convidado a integrar a equipe liderada por Maria Luíza Mendes.

– As demissões, embora esperadas, vinham sendo proteladas pela empresa, possivelmente pela expectativa de que outros projetos gerados nos últimos anos compensassem a queda das receitas tradicionais, especialmente a publicidade. Caso, entre outros, de anuários e premiações empresariais. Isso retardou, mas não evitou os cortes. Diante do clima tenso que vive a empresa, ao menos um consolo: pelo que que foi apurado, ela não fechará nenhum outro título, ao contrário do que chegou a ser divulgado.

– Em nota oficial, a editora informou que “em razão do cenário econômico do País e das condições do mercado editorial nacional, está fazendo ajustes operacionais e reestruturando seu quadro editorial, o que implicou na descontinuidade de um de seus títulos, a IstoÉ Gente, visando à readequação estratégica e crescimento da Editora Três no mercado editorial”.


Fenaj

– Em reunião no final de fevereiro com o ministro Thomas Traumann, da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, e com o presidente da EBC Nelson Breve, os dirigentes da Fenaj apresentaram propostas sobre políticas de comunicação. O presidente Celso Schröder e os diretores José Carlos Torves e Bruno Cruz propuseram ao governo a promoção do Fórum Nacional de Emissoras Públicas, a fim de debater políticas ligadas ao sistemas público e estatal de comunicação, a convocação da 2ª Conferência Nacional de Comunicação e a formulação de uma proposta de novo Marco Regulatório das Comunicações.

> Na audiência, Nelson Breve elogiou a iniciativa de mediação realizada em dezembro passado pela Fenaj, com relação ao novo Plano de Cargos e Salários da empresa, que vem sendo debatido com a Comissão de Funcionários e os Sindicatos dos Jornalistas do Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo. Breve sinalizou ainda para este mês uma nova avaliação do Plano que, após discussão com a comissão, deverá passar pela direção da EBC para, em seguida, ser encaminhado à Secom.

 

Xico Sá

– Cinco meses depois de deixar a Folha de S.Paulo, Xico Sá volta à grande imprensa, porém num título estrangeiro. Foi contratado como colunista pela edição brasileira de El País, e começou em 6/3. O cearense do Crato escreverá semanalmente sobre “suas três paixões”: política, futebol e amor.

– Com 30 anos de estrada, Xico usou esses meses sabáticos para revisitar clássicos da Literatura, como contou em entrevista ao próprio El País, e gravar o Saia Justa Verão, ao lado de Du Moscovis, Leo Jaime e Dan Stulbach, para o GNT. E não deixou as redes sociais de lado. A interação com seus leitores via twitter e facebook segue firme, forte e polêmica – como a sua saída da Folha.


TV Gazeta

– A TV Gazeta de São Paulo anunciou dois reforços em seu jornalismo: Josias de Souza e Denise Campos de Toledo. Josias, que esteve por 25 anos na Folha de S. Paulo e mantém o Blog do Josias no UOL, será comentarista diário de Política Nacional do Jornal da Gazeta, entrando diretamente de Brasília. Denise, que também atua como comentarista e editora da rádio Jovem Pan, ficará responsável pela área de Economia Popular, participando do telejornal duas vezes por semana. Autora do livro Assuma o controle das suas finanças, ela esteve por mais de dez anos no SBT, de onde saiu em fevereiro de 2014.


Estadão

– O Estadão concedeu está semana uma licença à sua colunista Dora Kramer, a pedido dela, deixando em aberto o prazo de retorno. Em seu facebook Dora explicou que “depois de 41 anos de carreira e 20 de coluna (a serem completados em agosto próximo), a vida avisou que era hora de suspender os trabalhos a fim de que o prosseguir seja mais produtivo que a permanência”. Na mesma mensagem informou que não iria discutir o assunto, mas apenas dar uma satisfação a título de retribuição à atenção que sempre recebeu. E mostrou-se confiante “de que o capital acumulado faz com que o melhor esteja por vir”.

– A notícia ganhou nas redes sociais outras interpretações, inclusive de que ela teria sido demitida, coisa que sequer mencionou em sua mensagem. As razões da licença são para tratamento de saúde e por isso tanto ela quanto o jornal mantêm reserva sobre o assunto.


Agência Brasil

– Depois de quase nove anos de dedicação exclusiva à Agência Brasil (EBC), Cacalo Kfouri deixou recentemente a empresa em razão de acordos para extinção dos cargos de função. Nesse período, exerceu múltiplas atividades, como análise de conteúdo, revisão de texto, aulas sobre a reforma ortográfica e produção dos novos manuais de Jornalismo e de Redação. Enquanto não define os próximos passos profissionais, atende pelos cacalo.kfouri@uol.com.br, 11- 3644-7732.

 

Abril

Miguel Icassati deixou esta semana a Abril, onde estava há quase oito anos, o último como editor-chefe da Men’s Health, em sua segunda passagem por lá. Na primeira, entre 1997 e 2000, foi repórter de Playboy e Vejinha. Voltou em 2007, como editor do Núcleo Cidades de Veja, até 2010, quando foi convidado por Caco de Paula para ser editor-chefe do portal Viajeaqui (Viagem e Turismo, Guia Quatro Rodas e National Geographic). Em 2012, integrou-me ao comitê executivo que elaborou o Projeto Abril na Copa, coordenando as ações editoriais, com destaque para o Guia Oficial da Copa das Confederações, e fez o projeto editorial do Guia Oficial da Copa 2014, ambos produtos encomendados pela Fifa à Abril. Cobriu a copa para o polo Veja/Placar, ao mesmo tempo em que foi convidado para ser editor-chefe da Men’s Health. Fora da Abril, teve passagens por Estadão (2004-2007), onde participou da criação do Paladar, Trip (criação da Tpm, sob o comando de Fred Melo Paiva) e Editora Europa, onde foi editor chefe da Revista dos Curiosos, de Marcelo Duarte.

– “Por ora – diz Miguel –, vou descansar (estava de férias marcadas), dedicar-me ao livro em que reunirei alguns textos do meu blog Boteclando (no site da revista Viagem e Turismo), a ser lançado pela editora Letras do Brasil no início do segundo semestre, e fazer um, digamos, business plan da minha carreira de agora em diante”. O contatos dele é miguelicassatti@hotmail.com.

 

CBN

– A CBN estréia em 14/3 o programa 50 Mais, para cinquentões animados. Apresentado por Mara Luquet e Mariza Tavares, elas acompanham o médico Alexandre Kalache, ex-diretor do Programa de Envelhecimento e Saúde da Organização Mundial de Saúde, fundador da Unidade de Epidemiologia do Envelhecimento da Universidade de Londres e criador do Centro Internacional Longevidade, no Rio de Janeiro. Mara e Mariza receberam o Prêmio Longevidade de Jornalismo da Bradesco Seguros por uma série sobre o tema, o que as levou a ter a ideia do programa. Mara define: “A geração que vai envelhecer mais e melhor que seus pais e avós é composta de adultos atuantes no mercado de trabalho, engajados politicamente e também consumidores que continuarão alimentando o mercado nas próximas décadas – é o verdadeiro grey power!”.

 

Rádio Bandeirantes

– A Rádio Bandeirantes estreou em 1º de março, dentro do programa Bandeirantes Acontece, transmitido das 20h às 22h, o quadro RádioDoc, que traz reportagens especiais sobre a vida de pessoas anônimas. O quadro irá ao ar todo primeiro domingo do mês, em formato de documentário, tendo de 15 a 20 minutos de duração.

– Segundo o repórter Caetano Cury, responsável pela produção das reportagens, o quadro vai explorar ao máximo os efeitos que o rádio oferece: “As matérias que forem ao ar serão mais aprofundadas e utilizarão trilhas, efeitos sonoros, músicas que refletem o tema e depoimentos para levar o ouvinte ao ambiente em que se passa a história”. O programa também pode ser conferido no http://www.radiobandeirantes.com.br.

 

Folha de S.Paulo

– A Folha de S.Paulo lança este mês quatro blogs, abrangendo as áreas de cinema, música, artes visuais e turismo cultural. Comandado por Guilherme Genestri, repórter da Ilustrada, Sem Legenda abordará cinema brasileiro. Plástico, de Silas Martí, também da Ilustrada, trará críticas, reportagens e entrevistas sobre exposições, processos criativos e mercado de artes plásticas. Carlos Bozzo Junior comandará, “sem distinção de gêneros”, Música em letras, e a dupla Milly Lacombe e Marcelo Bernardes trará humor ácido sobre Nova York em Baix.

– Depois de dois anos editando a Primeira Página da Folha de S.Paulo, Leonardo Cruz (leonardo.cruz@grupofolha.com.br) assumiu na semana passada a edição do site, mantendo o cargo de secretário-assistente de Redação. A mudança é uma das iniciativas para reforçar a equipe da Folha na internet. Agora, são dois secretários-assistentes cuidando do site: Leonardo responde pelo editorial, concentrando o noticiário do dia a dia, e Roberto Dias ganha fôlego para cuidar de novos projetos e estratégia digital.

 

Estadão

O Estadão é o novo parceiro da The Economist e passa a publicar com exclusividade do Brasil o conteúdo da revista inglesa. Pelo acordo, o jornal terá direito a usar uma seleção do material feito pela publicação britânica, reproduzindo-o em suas plataformas impressas e digitais. A editoria de Economia & Negócios do Estadão.com.br passou em 5/3, algumas matérias da Economist quase simultaneamente à publicação da edição semanal da revista, em Londres. Às 6as.feiras – a versão impressa do jornal trará as principais matérias da semana da publicação inglesa. Como identificador do conteúdo importado, o Estadão ilustrará os textos, gráficos e conteúdo de The Economist com o logo vermelho da revista.

 

Web

O portal de notícias Fato Online começou a operar em 4/3.  Sediado no DF, o portal tratará de política e economia, nacionais e locais. O objetivo é explicar as causas e consequências dos fatos, e revelar aos leitores os interesses em jogo nestas áreas. Para realizar o trabalho, Fato Online contará com um time de jornalistas experientes, com passagens pelos principais veículos de imprensa do País.

Compõem a equipe do Fato Online: Sérgio Assis (diretor geral), Cecília Maia (diretora de Redação), Rudolfo Lago (editor-chefe), Achiles Pantazopoulos (editor da TV Fato), Andrei Meirelles e Helena Chagas (colunistas). Na Política: Lúcio Vaz (editor), Mário Coelho, Edson Luiz, Afonso Morais, Marcelo Rocha e Iva Velloso (repórteres). Na Economia: Sheila D’Amorim (editora); Isabel Sobral (subeditora); Fábio Graner, Regina Pires, Laís Lis e Guilherme Waltenberg (repórteres). Em Brasília: Clovis Souza (editor); Bruno Romeo (sub); Ary Filgueira e Beatriz Ferrari (repórteres). Na Fotografia: Orlando Brito (editor); Igo Estrela, Joel Rodrigues e Sheyla Leal. Leiliane Rebouças toca o Blog da Leiliane e.Joelma Pereira é repórter da Redação.

 

Curtas

– Após três anos e meio na Motorpress Brasil, período em que atuou como estagiário e depois repórter das revistas Carro e Carro Hoje e do site Carro Online, Vinicius Montoia despediu-se da editora. Em 24/2 passou a integrar o time do jornal Oficina Brasil como repórter, além de cuidar do site www.oficinabrasil.com.br e das redes sociais da publicação, que atualmente conta com mais de 260 mil seguidores no facebook. Os novos contatos dele são 11-2764-2862, e redacao@oficinabrasil.com.br.

Regina Augusto, diretora Editorial do Grupo Meio & Mensagem, está de saída da empresa após 19 anos. E foi ela própria quem fez o anúncio pelo facebook em 27 de fevereiro. Fica na empresa até 31/3 e depois migra para o seu próprio negócio, uma agência de reputação e engajamento de marcas, a ser apresentada ao mercado ainda neste semestre.

Jonas Furtado será o editor-chefe da publicação a partir de 1o de abril. Formado em Jornalismo pela Universidade Metodista, com especialização em jornalismo econômico pela PUC-Cogeae e MBA em Ciências do Consumo Aplicadas pela ESPM, Jonas está no grupo desde 2009, onde entrou como repórter e, dois anos depois, foi promovido a editor de Marketing. Antes do M&M, atuou nas editoras Três (revistas IstoÉ Gente e IstoÉ), Abril (Guia QuatroRodas, SuperSurf e Superinteressante) e Peixes (Fluir).

Alexandre Zaghi Lemos e Igor Ribeiro também assumirão novas funções a partir daquela data: respectivamente, editor executivo e editor.

– Para marcar o mês da água, comemorado e março, as rádios Eldorado e Estadão preparam uma programação especial em parceria com o Instituto Akatu para dar dicas à população sobre o uso consciente da água e tirar dúvidas de ouvintes com relação ao tema. Os boletins já veiculados podem ser acessados no Território Eldorado. A plataforma www.aguapedeagua.org.br, construída pelo Instituto Akatu, apresenta ainda um amplo repertório de dicas sobre consumo consciente de água.

– Começa a ser distribuída esta semana a nova versão da Revista Faap. Com tiragem de 16 mil exemplares, a publicação foi criada em parceria com a Editora Trip. Na reportagem de capa, o perfil de Marcelo Passos, publicitário, ex-aluno da universidade e hoje VP de Atendimento da DM9. A Revista Faap também estará disponível no www.faap.br.


Repórter do Futuro

– O Projeto Repórter do Futuro realizará em abril, maio e junho a primeira edição do módulo Direito de Defesa e Cobertura Criminal, parceria de Instituto de Defesa do Direito de Defesa, Abraji e Oboré. O objetivo do curso, que será ministrado em São Paulo, é apresentar a estudantes de jornalismo conceitos básicos que fundamentam o sistema criminal brasileiro e destacar a importância do direito de defesa no Processo Penal. Este módulo terá a coordenação pedagógica de João Paulo Charleaux, hoje na revista Vice, com passagens anteriores por Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Estadão e Conectas Direitos Humanos.

– Estão confirmadas as participações de Roberto Tardelli, Juliana Belloque, Antônio Cláudio Mariz de Oliveira, Alberto Toron e Antônio Carlos de Almeida Castro (Kakay). Após a aula inaugural, haverá encontros sobre a defensoria pública e o sistema penitenciário; a presunção de inocência e a liberdade de expressão; o direito de defesa e o princípio do contraditório no jornalismo e no processo penal; e a influência da mídia na Justiça e o erro judiciário e a mídia.

– Para se candidatar a uma das 20 vagas o interessado deve participar de processo seletivo, que consiste em um etapa online e outra presencial. As inscrições seguem abertas até 22 de abril. Saiba mais

 

Interior

– Editora do site Hi-Mundim, que traz dicas de passeios e informações sobre motor, turismo e gastronomia, além de correspondente em São José do Rio Preto da revista Jornauto, de Gilberto Gardesani, Michelle Monte Mor passou a escrever este mês para a revista Pass, publicação de bordo da Passaredo Linhas Aéreas. A revista é mensal e a partir de agora abre espaço para o tema automóvel em coluna assinada por Michelle. Ela recebe sugestões de pautas pelo montemor.michelle@gmail.com.

 

 

Registro

– Faleceu em São Paulo, em 28/2, aos 81 anos, vítima de infarto, Elisa Vannuccini, uma das pioneiras da comunicação empresarial brasileira. Presença marcante no início da Aberje, ela presidiu a entidade por três mandatos consecutivos, entre 1973 e 1983, quando foi sucedida por Amauri Marchesi. Formada em Jornalismo, foi por muitos anos executiva da então Ciba-Geigy. Mais recentemente, integrou a Associação dos Jornalistas Veteranos do Estado de São Paulo, cuja sede fica dentro do Sindicato dos Jornalistas. (Com informações da Aberje)

– Alguns dias antes, em 21/2, também faleceu Frederico Marcondes, de 34 anos, em Santos. Portador de deficiência física, por ter enfrentado falta de oxigenação no cérebro quando nasceu, formou-se em Jornalismo e começou sua carreira na ESPN, em 2004, ainda estudante. Ali foi produtor do Pontapé Inicial, ficando por oito anos na emissora.

– Sobre ele, André Kfouri afirmou: “A convivência diária nos fez esquecer com o tempo que Fred era deficiente físico. A coordenação motora e a fala eram atividades difíceis pra ele, mas o pensamento, ao contrário. Fred era brilhante em suas ideias, seus interesses, suas opiniões. Ele nos ajudou muito nesses oito anos de forma que talvez não tenhamos percebido no dia a dia sempre conturbado de uma redação como a nossa. Nós gostamos de acreditar que também o ajudamos”. (Com informações do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo)

– Também faleceram recentemente o repórter fotográfico Edson Queiroz, de 45 anos, em 5/2, em Guarulhos, por suspeita de leptospirose (ele era o chefe da Fotografia da Prefeitura Municipal de Guarulhos); e Cassiano Lourenço Jr., o Tilico, de 43 anos, em 1º/2, em São Paulo, em decorrência de um infarto fulminante (trabalhou em várias redações, como Antena 1, CBN e estava ultimamente na TV Record).

 

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo