Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

TJ-SP ratifica decisão e mantém “Falha de São Paulo” fora do ar

TJ-SP ratifica decisão e mantém “Falha de São Paulo” fora do ar


 

ninosite

 

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo julgou, nesta quarta-feira (20), em segunda instância, o caso do blog “Falha de São Paulo” e decidiu manter fora do ar a página do jornalista Lino Bocchini, que mantinha o blog com seu irmão Mário. Os desembargadores da 5ª Turma do TJ/SP entenderam se tratar de um caso de “direito marcário”, que regula  os direitos e obrigações relativos à propriedade industrial, neste caso, do jornal Folha de S. Paulo.

Para manter o blog fora do ar, o desembargador alegou que o blog levava nome e logotipo muito parecidos com o da Folha e fazia propaganda da revista Carta Capital, que segundo ele, é concorrente “da autora no mercado jornalístico, com ela disputando leitores, assinantes e verbas publicitárias”.

O blog ficou 873 dias fora do ar e pode sofrer multa de R$ 1 mil diária, caso seja recolocada no ar à revelia. Ao final do julgamento, Lino Bocchini fez o seguinte desabafo:

“Os desembargadores do TJ-SP entenderam que o caso da Falha era de “direito marcário”, e que devemos ficar fora do ar porque tínhamos nome e logotipo parecidos com o da Folha. Desconsideraram toda argumentação e a discussão pública em torno da Liberdade de Expressão. Vamos tentar recorrer ao STJ ou STF, mas isso não é tão simples. Completamos hoje 873 dias censurados e sei lá se um dia vamos voltar. E o pior de tudo é o precedente. Abriu-se uma jurisprudência que agora pode ser usada contra todos nós. Contra a própria Folha, inclusive. Enfim, depois escrevo mais. Muito obrigado a todos que nos apoiaram, e bola pra frente”.

Foto: Beatriz Bevilaqua

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo