Qual é a realidade das prisões no Brasil? Para que serve a ONU e a OEA? Como funciona nosso sistema de Justiça? Qual a relação entre empresas e os direitos humanos?
Estudantes universitários de jornalismo e de outras áreas do conhecimento interessados em compreender e cobrir estas e outras pautas podem se inscrever, até 5/8, no 5º Curso de Informação sobre Jornalismo e Direitos Humanos.
Promovido pela Conectas em parceria com a OBORÉ e IPFD (Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais), com o apoio da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), será realizado em São Paulo, entre setembro e novembro, e integra o Projeto Repórter do Futuro.
Os 20 alunos selecionados participarão presencialmente de palestras e entrevistas coletivas com especialistas, que acontecem sempre aos sábados, seguidas de produção de textos. O curso alia a prática reflexiva da cobertura jornalística com o conhecimento teórico de alguns temas de direitos humanos. A coordenação pedagógica será dos professores e jornalistas Marcelo Soares e Sergio Gomes.
Inscreva-se aqui.
O encontro de seleção será realizado às 9h do dia 11 de agosto, sábado, no Auditório Vladimir Herzog no Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (Rua Rego Freitas, 530, sobreloja – Vila Buarque – São Paulo/SP).
Além de assistir a uma palestra introdutória sobre direitos humanos com Leonardo Medeiros – coordenador de Comunicação e Engajamento da Conectas, os candidatos realizarão um teste escrito presencial. A lista com os 20 estudantes selecionados será publicada no dia 23 de agosto nos sites das instituições realizadoras.
Nesta quinta edição, os estudantes participarão de palestras e entrevistas coletivas temáticas o papel do Brasil na esfera internacional, sobre a realidade do sistema carcerário brasileiro, violações provocadas por empresas e migrações.
Metodologia
A estrutura do curso mantém o modelo adotado no Projeto Repórter do Futuro desde a sua criação em 1994: a cada encontro, realizados aos sábados, os 20 estudantes selecionados assistem a uma palestra de cerca de 40 minutos com um convidado e participam de conferência de imprensa. Na sequência, os estudantes deverão redigir um texto noticioso sobre o tema da palestra.
Serão oferecidos, atendimentos semanais individuais com jornalistas e professores com o objetivo de prestar orientação textual e jornalística personalizada a cada aluno.
A Reembolsa
A prova de seleção é gratuita e o curso tem um valor de R$ 954,00 (um salário mínimo vigente). No ato da matrícula, os estudantes selecionados deverão entregar um cheque caução no valor do curso e assinar o Pacto de Reembolsa.
De acordo com as regras do curso, o cheque não será descontado e, se cumpridas integralmente as metas propostas, a OBORÉ concede uma bolsa de 100% representada na devolução do cheque (Reembolsa) ao final do curso: 1) Participar de todos os encontros e ser pontual; 2) redigir um texto jornalístico ao final de cada encontro; 3) Agendar e comparecer a um atendimento individual com a coordenação pedagógica do curso; 4) Publicar um texto jornalístico sobre o tema em veículo com editor responsável.
O não cumprimento de qualquer um dos requisitos implica no pagamento integral do curso.
Programação
11/8 (sábado) 9h às 13h – Encontro Confraternização e Seleção
Auditório Vladimir Herzog – Sindicato dos Jornalistas de São Paulo
Rua Rego Freitas, 530 – Sobreloja – Vila Buarque – São Paulo – SP
O que são direitos humanos e o que o jornalismo tem a ver com isso?
Leonardo Medeiros, coordenador de Comunicação e Engajamento da Conectas
Jornalista com especialização em comunicação científica, médica e ambiental pela Universidade Pompeu Fabra (2009), de Barcelona. Atuou como repórter no portal Zip.Net, TV USP e Folha Online. Também tem experiência em relações públicas, especialmente no relacionamento com imprensa e no desenvolvimento de programas de media training e gestão de crises de imagem. Foi coordenador de comunicação do Greenpeace Brasil e coordenador de comunicação para América Latina da World Animal Protection.
23/8 | Anúncio dos selecionados
1/9, sábado | 9h às 14h
Jornalismo, hoje: reflexões e práticas
Marcelo Soares, coordenador pedagógico do curso
Jornalista, professor e especialista em análise de dados. Um dos primeiros repórteres brasileiros a trabalhar com “RAC – Reportagem com o Auxílio do Computador”, hoje conhecido como Jornalismo de Dados e, na Folha de S. Paulo, o primeiro editor de desenvolvimento de audiência da imprensa brasileira. Desde 2016 presta consultoria e cursos sobre análise de audiência e análise de dados. Para conhecer seu trabalho: www.intelitexto.com.
15/9, sábado | 9h às 14h
Sistemas ONU e OEA
Gustavo Huppes
Assessor da Conectas para Fortalecimento do Espaço Democrático
Internacionalista pela Universidade Federal de Roraima (UFRR). Tem experiência na área de direitos humanos, política externa, refúgio e organizações internacionais. Já trabalhou no Alto Comissariado da ONU para Refugiados em Brasília e na Missão do Brasil junto à ONU em Genebra.
22/9, sábado | 9h às 14h
Sistema prisional brasileiro
Marcos Fuchs
Diretor Adjunto da Conectas
Foi um dos líderes na introdução da cultura pro bono no Brasil e atualmente fomenta este ideal em países da América do Sul. Participou das discussões sobre a resolução Pro Bono aprovada pela OAB/SP em agosto de 2002. Proferiu inúmeras palestras em Universidades e em Associações de Advogados. É autor do caderno expandindo acesso à Justiça, publicado pelo Centro de Vítimas de Tortura da organização New Tactics in Human Rights. Exerceu de forma voluntária a direção administrativa do canal comunitário da OAB/SP (2004/2005).
29/9, sábado | 9h às 14h
Impacto de grandes obras
Caio Borges
Coordenador da Conectas em Desenvolvimento e Direitos Socioambientais
Advogado, mestre em Direito e Desenvolvimento pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas – FGV Direito SP (2014) e doutorando pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP. Atuou na assessoria jurídica do Itaú Unibanco e possui experiência em direito bancário e regulação internacional do mercado financeiro e de capitais.
20/10, sábado | 9h às 14h
Migração
Camila Asano
Coordenadora de programas da Conectas
Internacionalista e mestre em Ciência Política pela USP. Atualmente, também está sob sua responsabilidade a coordenação do Programa Espaço Democrático e a atuação internacional da Conectas. É conselheira do Conselho Nacional de Direitos Humanos e do Conselho Municipal de Políticas para Migrantes da cidade de São Paulo. É também Secretária Executiva do Comitê Brasileiro de Direitos Humanos e Política Externa. Ocupa um assento no Conselho da Centre for Civil and Political Rights com sede em Genebra (Suíça) e no Conselho de Orientação do Gacint do Grupo de Análise da Conjuntura Internacional da USP. É professora de Relações Internacionais na FAAP em São Paulo desde 2010.
10/11, sábado | 9h às 14h
Encontro de Confraternização e Encerramento
Avaliação do curso pelos estudantes e equipe de coordenação e entrega de certificados