Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

31º Congresso Mundial da FIJ começa em 31 de maio em Mascate (Omã)

31º Congresso Mundial da FIJ começa em 31 de maio em Mascate (Omã)

O 31º Congresso Mundial da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) acontecerá de 31 de maio a 3 de junho de 2022 em Mascate, capital de Omã. Mais de 250 participantes representando sindicatos e associações de jornalistas de 92 países estarão presentes no Congresso. Os principais temas incluirão a vigilância de jornalistas e ações para acabar com a impunidade por crimes contra trabalhadores da mídia.

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) estará representada, tendo como delegados a presidenta, Maria José Braga, e o vice-presidente, Paulo Zocchi. A entidade apresentou três moções – “Apoio aos jornalistas brasileiros em luta em defesa da democracia e contra as agressões sistemáticas de Bolsonaro”; “Apoio ao jornalista brasileiro Rubens Valente em sua petição à Comissão Interamericana de Direitos Humanos” e “Campanha Internacional pela Vida e Liberdade de Assange”, que serão submetidas ao plenário do evento.

O Congresso Mundial, organizado pela Associação de Jornalistas de Omã (OJA), começará na terça-feira, 31 de maio, com uma pré-conferência envolvendo um debate de alto nível sobre o impacto da pandemia de Covid-19 no jornalismo, nas redações e nas ações dos afiliados da FIJ para salvar empregos e vidas nos últimos dois anos. O painel incluirá líderes sindicais de todos os continentes.

recém-eleito Conselho de Gênero da FIJ e seu Comitê Diretor conduzirão uma revisão de suas ações ao longo dos últimos três anos – incluindo campanhas para erradicar a violência contra mulheres jornalistas, reduzir a disparidade salarial entre homens e mulheres e promover o acesso das mulheres a cargos de liderança na mídia – e adotar um novo plano de ação.

Na quarta-feira, 1º de junho, os delegados se reunirão novamente em um debate inspirador sobre as melhores práticas do sindicalismo, destacando as vitórias dos sindicatos em salvar empregos, garantir a igualdade salarial e melhorar os salários e as condições de trabalho. Uma série de reuniões regionais para destacar áreas de preocupações comuns e construir a solidariedade regional acontecerá naquela tarde.

Para encerrar o dia, o Congresso sediará uma discussão sobre a impunidade para crimes contra jornalistas. O debate contará com familiares de jornalistas mortos que viajarão a Mascate para informar os delegados sobre seus casos e pedir apoio à sua luta por justiça.

O Congresso também realizará uma sessão especial para marcar o 30º aniversário do Fundo Internacional de Segurança, analisando momentos históricos nas últimas três décadas, quando o fundo forneceu apoio fundamental a jornalistas em risco.

Jornalismo em crise

Os últimos três anos foram especialmente desafiadores para jornalistas de todo o mundo. A violência contra jornalistas aumentou em todo o mundo, com quatro países no epicentro: Afeganistão, México, Iêmen e Ucrânia.

Líderes sindicais e jornalistas desses países se reunirão para relatar em primeira mão suas experiências no terreno em uma sessão especial sobre o jornalismo na linha de fogo.

Moldando o futuro

Os delegados também debaterão e aprovarão o programa de trabalho 2022-2025 da FIJ. Trinta e quatro moções foram apresentadas para debate, incluindo moções pedindo ações sobre igualdade de gênero na mídia, a promoção da Convenção das Nações Unidas sobre a Segurança e Proteção de Jornalistas, a necessidade de regulamentar a venda e uso de spyware, a condenação dos ataques contra os jornalistas e a liberdade de imprensa em vários países, incluindo a Ucrânia, o Iémen e o Afeganistão, e um apelo à libertação imediata dos jornalistas detidos por cumprirem o seu trabalho.

Finalmente, os delegados elegerão um novo Comitê Executivo da FIJ e cinco oficiais seniores, incluindo o presidente. Os delegados da FIJ da Ásia-Pacífico lançarão seu novo grupo regional, a FAPAJ (Federação de Jornalistas da Ásia-Pacífico), o quarto grupo regional da FIJ depois da Federação Europeia de Jornalistas, da Federação de Jornalistas Africanos (FAJ) e da FEPALC (Federación de Periodistas de América Latina e Caribe).

O presidente da FIJ, Younes Mjahed, disse: “O Congresso trienal da FIJ permite que os afiliados se reúnam, discutam o programa de trabalho da FIJ e elejam um novo Comitê Executivo e uma nova liderança. Este Congresso ocorre em um momento particularmente sensível para o jornalismo, com guerras em vários países, crescente vigilância dos trabalhadores da mídia e redações que ainda sofrem as consequências da pandemia de Covid. Acreditamos que este Congresso nos fornecerá um roteiro claro para enfrentar esses desafios e fortalecer a capacidade da FIJ de apoiar seus membros em todo o mundo”.

A última agenda do Congresso está disponível aqui.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo