Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Vale Tudo no Jornalismo? Ética e conflitos de interesses na imprensa brasileira

Debate no SJSP discutirá temas ligados à ética de nossa profissão
Redação - SJSP

Abril é um mês importante para nossa categoria: no dia 7, comemoramos o Dia do Jornalista. E uma semana depois, no dia 15, celebraremos os 88 anos do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP)! Mas, para além dos festejos, também é fundamental refletirmos sobre a profissão que exercemos.

Nas últimas semanas, notícias publicadas em diferentes veículos de comunicação suscitaram debates que envolvem temas ligados à ética jornalística: no final de janeiro, o apresentador Rodrigo Bocardi foi demitido da TV Globo sob a justificativa de “descumprir normas éticas do jornalismo” da emissora. Em comunicado nas redes sociais, o jornalista afirmou que atuou durante os 25 anos na TV Globo com os mesmos princípios. “Então, é isso que deixa a minha consciência tranquila, bem tranquila.”

No início de fevereiro, jornalistas brasileiros foram convidados para uma “viagem de imprensa” promovida pelo Instituto Brasil-Israel (IBI), com o objetivo de “desexcepcionalizar Israel”. Apesar de não oficialmente vinculada ao Estado de Israel, a iniciativa foi criticada por colegas jornalistas, que entendem que a viagem servia como uma ação de relações públicas e lobby para que profissionais de imprensa tenham uma visão amistosa em relação ao governo israelense, responsável por assassinar mais de 150 jornalistas palestinos, sírios e libaneses desde outubro de 2023.

Apesar de suas naturezas distintas, ambos os casos (que estão longe de serem os únicos) suscitam a necessidade de um debate mais amplo a respeito de nossa profissão. Afinal, em uma realidade de crise estrutural dos veículos tradicionais de comunicação, como as e os jornalistas podem continuar exercendo seu trabalho com independência e liberdade de consciência?

Convidamos as jornalistas Maria Inês Nassif, Eliane Gonçalves e o jornalista Renato Levi para refletirem e debaterem esse importante tema com a categoria. A atividade acontecerá no próximo dia 2 de abril, às 19h, no Auditório Vladimir Herzog (Rua Rego Freitas, 530, sobreloja). Participem e convidem colegas, amigos e amigas!

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo