Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Vai e Vem do Mercado (Moagem) – 31/08 a 08/09

Vai e Vem do Mercado (Moagem) - 31/08 a 08/09

trocatroca

 

 

Leia na edição desta semana do Vai e Vem: Claudio Carsughi estreia na EBC como comentarista da Rádio Nacional e da TV Brasil; Rodrigo Almeida passa a ser redator-chefe no SBT, que lança  revista sobre os bastidores; Patrícia Paixão inicia o blog Formando Focas e projeto de lei autoriza isenção de impostos para câmeras.


 

EBC

– Afastado das rádios há cerca de quatro meses, após seu desligamento da Jovem Pan, emissora onde atuou por 58 anos, Claudio Carsughi estreou em 23/8 como comentarista esportivo da EBC. Após acompanhar e comentar na Rádio Nacional a partida entre Corinthians e Cruzeiro pelo Campeonato Brasileiro, ele participou de um debate esportivo na TV Brasil.

– Além disso, em 24/8 passou a integrar o quadro de comentaristas de No Mundo da Bola, programa que vai ao ar de 2ª a 6ª.feira, das 20h04 às 21h, pelas rádios Nacional de Rio, Brasília, Amazônia e Alto Solimões, com apresentação de Carlos Borges e comentários de Waldir Luiz, André Luís Mendes e Pedro Pontes. Como o programa é gravado no Rio de Janeiro, Claudio já montou um estúdio próprio em casa, de onde participará também das transmissões dos jogos.

– Apesar de atuar no programa pela TV Nacional, seu retorno fixo a essa plataforma ainda não tem data definida. A ideia da emissora é que a partir de janeiro de 2016 Carsughi participe também de um programa pela TV Nacional: “Em um momento de crise como este, encontrar um conglomerado de rádio e tevê que resolve investir em jornalismo dá até um alento para o futuro”, comemora ele.

 

SBT e Revista

Rodrigo Almeida Hornhardt (rodrigohornhardt@sbt.com.br) assumiu em 21/8 uma nova função no Jornalismo do SBT: redator-chefe. Até aqui coordenador de produção, no novo posto terá a responsabilidade de cuidar do conteúdo dos telejornais e de incrementar a presença do jornalismo da emissora na internet e nas redes sociais.

– Chegou às bancas nem 28/8 a SBT em Revista, lançamento da Editora Alto Astral que trará curiosidades, programação, bastidores, informações sobre celebridades, moda e beleza, além de entrevistas com o elenco da emissora liderada por Silvio Santos. Mensal, com preço de capa de R$ 7,90 e versão digital, será comandada pelos editores executivos Gustavo Cândido e Mara De Santi e pelo editor-chefe Fernando BH. Integram ainda a redação a designer Fernanda Yamazato, os repórteres Mariana Scherma e Natália Negretti, e a colunista Maisa Alves.

– A primeira edição traz entre seus destaques a história dos 34 anos do SBT, relembrando programas e figuras carismáticas que fizeram e fazem parte da vida da emissora. Há matérias ainda sobre os bastidores do programa Máquina da Fama, uma entrevista com Patrícia Abravanel e um perfil da atriz Larissa Manoela, protagonista da novela Cúmplices De Um Resgate.

 

Blog  

– Uma sala de aula virtual pronta para receber estudantes de jornalismo de todo o Brasil. Esta é a proposta do Formando Focas, blog lançado pela jornalista e professora Patrícia Paixão.

– Docente desde 2006 (com passagens por diferentes universidades) e organizadora de dois livros sobre jornalismo, feitos em parceria com seus alunos – Jornalismo Policial: Histórias de quem faz (2010) e Mestres da Reportagem (2012) –, Patrícia resolveu criar o veículo para compartilhar com focas-internautas seus mais de 15 anos de experiência na área jornalística e sua vivência como professora.

-Para ela, “chegou o momento de interagir com outros alunos. Conhecimento é para ser dividido e, querendo ou não, após mais de uma década de experiência na área e muitas histórias de sala de aula, tenho um pouquinho para doar. Além de receber, é claro, porque interagir com estudantes é sempre uma rica troca”.

– Formada pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) em 1999, com mestrado pela mesma instituição, Patrícia atuou em empresas como Rede Record, iG, Folha de S.Paulo e Dabra Editora, e como assessora de imprensa e gerente de comunicação.


Câmeras sem impostos

– A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que autoriza o Executivo a conceder isenção de impostos e contribuições, por cinco anos, a fotógrafos, repórteres fotográficos e cinematográficos, cinegrafistas e operadores de câmera, para importação de equipamentos de uso exclusivo na atividade profissional.

– A proposta abrange isenção no Imposto de Importação, Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), PIS/Pasep/Importação e Cofins/Importação e é válida apenas para produtos sem similares nacionais. Como tramita em caráter conclusivo, caso não haja recurso, o projeto será enviado ao Senado.

– Segundo a proposta, para obter o benefício, os profissionais terão de comprovar o exercício da profissão em carteira de trabalho ou certidão, no caso de servidores públicos. Para permitir a fruição do benefício por prestador de serviço autônomo ou pessoa jurídica, o substitutivo exige a apresentação, respectivamente, da inscrição no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) ou do contrato social da empresa, assim como o recolhimento da contribuição previdenciária respectiva. Há ainda um dispositivo para evitar possíveis desvios de finalidade e abusos. Os produtos não podem ser vendidos por um prazo mínimo de dois anos, e as compras devem ter um teto de R$ 50 mil.

 

Curtas

– Mais um corte no Grupo Estado. Desta vez, a atingida foi a Agência Estado. De acordo com o Portal Imprensa, saíram o fotógrafo Carlos Pupo, os repórteres José Roberto Castro, Ana Kátia, Roseli Lopes, Eulina Oliveira, além de Ronald Lincoln Jr., repórter de esportes da sucursal do Rio de Janeiro.

Wanderley Preite Sobrinho começou no início da semana na reportagem do site da revista Brasileiros, onde passa a integrar a equipe de Ligia Braslauskas. Wander passou pela Folha de S.Paulo e esteve no R7, de lá saindo para trabalhar no iG. Por último, esteve na CartaCapital.

–  A saída dele,  teria sido motivada pela necessidade de corte de custos da publicação. A Editora Confiança, que edita CartaCapital, Carta na Escola e Carta Fundamental, vem nos últimos meses reduzindo seu quadro de funcionários, que caiu de quase 100 pessoas (contando todas as áreas) para menos de 70 atualmente. De acordo com a informações, todos os jornalistas e profissionais de outras áreas que têm salários mais altos e que recebem como PJ tiveram seus vencimentos reduzidos em 20%. Na negociação, que envolveu os sócios Mino Carta e Luiz Gonzaga Belluzzo, chegou a ser apresentado o grave quadro financeiro da empresa, que vem sofrendo com a falta de anunciantes, inclusive federais e estatais, ao contrário do que se comenta no mercado.

– Em sua terceira edição, a Top Carros, publicação da Editora Todas as Culturas comandada por Fernando Calmon, passou a contar com dois novos colaboradores: o diretor de Redação da Forbes Ronny Hein e José Luiz Vieira, um dos mais experientes profissionais do segmento automotivo. Ronny estreou já neste terceiro número, com a coluna Top Prazer, na última página da revista, enquanto José Luiz trará toda a sua experiência na produção de reportagens para a publicação.

– A Rádio Intercom começou em 20/8 suas transmissões para divulgar o 38º Congresso da Intercom, que será realizado de 3 a 7 de setembro. Com o slogan A rádio que toca Intercom, a emissora conta com a participação de mais de 40 rádios parceiras de todo o País, que produziram conteúdo para a grade, como entrevistas, programas especiais, documentários e noticiários diversos. As parceiras também participarão do pool de transmissão, numa ferramenta de comunicação inédita da Intercom.

– Os canais ESPN, que atualmente exibem com exclusividade o Aberto da Austrália, já se preparam para a cobertura, a partir desta 2ª.feira (31/8), do US Open, último grand slam de tênis da temporada. O torneio poderá ser conferido na ESPN, ESPN+ e no Watch ESPN. No começo da noite, o Pelas Quadras, apresentado por Fernando Nardini e Fernando Meligeni, analisará os jogos do dia.

Carlos Maranhão (ex-Veja, Placar e Playboy) comanda em 9/9 a palestra Texto jornalístico, encontro que será promovido pela Aner em sua sede (rua Deputado Lacerda Franco, 300, 15º), a partir das 16 horas. Autor de Maldição e Glória – a vida e o mundo do escritor Marcos Rey, Maranhão prepara atualmente a biografia do editor e empresário Roberto Civita, que será publicada no próximo ano pela Companhia das Letras. Inscrições pelos jornalista@aner.org.br ou 11-3030-9394.

– A Faculdade Cásper Líbero promove de 31/8 a 4/9 sua tradicional Semana de Jornalismo, que reúne especialistas e profissionais do jornalismo em aulas magnas gratuitas e abertas a alunos, acadêmicos e demais interessados. Divididos por temas e editorias, os encontros contarão com as presenças já confirmadas de Mauro Beting e Paulo Vinícius Coelho (Fox Sports), André Maleronka (Vice Brasil), Ivan Finotti (Ilustrada/Folha de S. Paulo), Marina Amaral (Agência Pública), Matheus Pichonelli (CartaCapital), Mônica Bergamo (Folha de S.Paulo), Carla Jimenez (El Pais Brasil), Rodrigo Flores (UOL), Tatiana Dias (Brasil Post), Carlos Henrique Carvalho (Abracom), Daniel Fernandes (Estadão PME), Leandro Beguoci (F451 Mídia), Vincent Bevins (Los Angeles Times), Todd Benson (Google), Daniela Falcão (Vogue Brasil), Camila Yahn (Portal Fashion), Diego Rabatone (Estadão), Fernanda Campagnucci (Controladoria-Geral do Município de São Paulo), Marco Túlio Pires (Escola de Dados), Patrícia Cornils (JornalistasLivres), Djalma Albuquerque (TV Globo), Sérgio Quintella (Estadão FM), Laura Capriglione, Leonardo Sakamoto e Marina Pita. As palestras são gratuitas. Confira a programação completa e como realizar a inscrição.


Prêmios

– Estão abertas até 11/9 as inscrições para a quinta edição do Prêmio Longevidade de Jornalismo Bradesco Seguros, iniciativa que busca estimular a elaboração de trabalhos jornalísticos que tratem o tema da longevidade com criatividade, contemplando duas categorias: Mídia Impressa (jornais e revistas) e Mídia Eletrônica (tevê, rádio e web). Mais informações pelo 11-3677-0452 ou premiosdalongevidade@tv1rp.com.br.


Livros

Silvio Lancellotti está finalizando livro centrado no personagem que criou para Honra ou vendetta, transformado em Tony Castellamare por Lauro César Muniz na novela Poder paralelo, da Rede Record. Depois de combater gente da Cosa Nostra, terroristas islâmicos, salafrários africanos e bandidos norte-americanos, agora ele ajuda um padre amigo a descobrir um serial killer que se especializou em matar pessoas ligadas a diversas religiões. Paralelamente ao livro, Silvio continua com o seu blog no R7, portal da Record, com a página mensal na revista Viva SA, de Alphaville, e com as contribuições eventuais para a Editora Custom.

Rodolfo Guttilla (rodolfoguttilla@cause.net.br) convida os amigos para o lançamento de Ai! Que preguiça!… (Companhia das Letras), livro de poesias que se debruça sobre os mais variados aspectos e capítulos da vida brasileira, de Cabral aos protestos de junho de 2013, de Marechal Deodoro à Tropicália, de Getúlio Vargas ao golpe de 1964. A obra teve edição de Leandro Sarmatz e conta com ilustrações de Fido Nesti e quarta capa assinada por Roberto DaMatta. Em 2/9 (4ª.feira), na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, 3º piso, a partir de 19 horas.

 

Com informações dos Jornalistas&Cia

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo