Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Vai e Vem do Mercado (Moagem) – 17/08 a 24/08

Vai e Vem do Mercado (Moagem) - 17/08 a 24/08


trocatroca

 

Leia na edição desta semana do Vai e Vem: Adriana Carranca estreia coluna em O Globo e Estadão; Lourival Sant’Anna reforça o Time das nove da CBN; Lidiane Shayuri e Clebio Cavagnolle estreiam no Link Record News, eleições no  Sindicato acontecem de 18 a 20 de agosto e a conta dos passaralhos.

 

 

O Globo e Estadão

Adriana Carranca estreou em 8/8 coluna semanal em O Globo e Estadão, sobre temas internacionais e política externa. De acordo com nota do primeiro, a ideia é reunir análises e boas histórias que ajudem o leitor a se aprofundar nos temas tratados no noticiário.

– “Em todas as minhas reportagens e nos livros, eu procuro trazer ao leitor brasileiro histórias do mundo com as quais ele possa se relacionar”, disse em nota Adriana, que já viajou a trabalho para mais de 40 países e escreve principalmente sobre conflitos, tolerância religiosa e direitos humanos, com olhar especial sobre a condição das mulheres.

– Sobre o convite, ela ressalta que “é um reconhecimento do meu trabalho, que me deixa muito feliz e com o mesmo frio na barriga de quando comecei em um jornal diário. Um desafio grande, mas que me dá uma alegria muito maior”.

– A coluna de Adriana Carranca será publicada sempre aos sábados, simultaneamente, nos dois jornais.


CBN

– Desde semana pasada, o Time das nove da CBN recebe o reforço de Lourival Sant´Anna, no CBN Internacional, que vai ao ar às 5as.feiras, logo após o Repórter CBN. Experiente na cobertura de conflitos internacionais, Lourival emprestará seus conhecimentos na abordagem do panorama mundial. Ele trabalhou em O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e no serviço brasileiro da BBC, e é autor dos livros Viagem ao mundo dos taleban e O destino do jornal.


Passaralhos

– Desde 2012, o Brasil perdeu cerca de 1.100 vagas de jornalistas. Na média, mais de uma por dia. Só este ano já somam 419 as vagas cortadas do mercado – ou seja, demissões sem reposições, estas relativamente comuns até quatro, cinco anos atrás.

– Os dados foram atualizados pelo Volt Data Lab junto a 53 empresas de comunicação em todo o País e incluem os cortes do Terra na última semana. A primeira versão do estudo foi publicada em julho, e dava conta de 1.084 vagas cortadas.

– A Volt também divulgou em 10/8 um levantamento sobre o número de mortes de jornalistas no País nos últimos anos. Com o título Quer profissão perigosa? Seja radialista em uma cidade pequena no Brasil Mapa dos assassinatos de jornalistas no País, o levantamento chama atenção para o elevadíssimo percentual de radialistas mortos: são de rádio 13 dos 29 profissionais de comunicação assassinados desde 2002 por causa do exercício de sua profissão. “O rádio tem uma ligação forte com as pessoas. Não só o aparelho custa barato, mas também o locutor conversa com você, atende seus telefonemas ao vivo, reclama daquilo que você está insatisfeito”, diz trecho do texto.

– O ensejo para esse novo levantamento da Volt foi o assassinato do radialista Gleydson Carvalho, em Camocim, Ceará. Carvalho levou dois tiros enquanto apresentava seu programa na rádio Liberdade, na tarde de 6 de agosto. A polícia ainda investiga o caso, que, claro, tem contornos de crime encomendado.


Record News

– A Record News lançou em 10/8 o Link Record News, telejornal com foco na participação do telespectador. Apresentado por Lidiane Shayuri e Clebio Cavagnolle, o programa tem duas edições ao vivo, às 11h e às 15 horas.

– Os espectadores podem participar enviando vídeos com soluções para pequenos problemas do cotidiano, que irão ao ar no quadro Fica a dica, com Maria Clara Leite. O Link Record News terá um bloco de esportes nas duas edições: pela manhã, comandado por Nohlan Hubertus; à tarde, por Marcela Rahal.

– Outras atrações da emissora ganharam novos formatos, com o objetivo de “intensificar o diálogo com o público através das redes sociais”. O Jornal da Record News, comandado por Heródoto Barbeiro, vai promover enquetes com os telespectadores. Durante o telejornal, a repórter Bárbara Garcia, do portal R7.com, estará no estúdio para mediar o contato entre o apresentador, convidados e redes sociais.

– O JR News também tem novo comentarista de economia, Richard Rytenband. Especialista em investimentos, professor e palestrante, é cofundador da Holding Timos, empresa com foco no desenvolvimento e investimento em startups que atuam na área da educação, serious games, música, mídia e eventos.

– Novidade ainda é o Jornal da Record News Talentos, programa musical também comandado por Heródoto Barbeiro, que passa a se chamar Talentos. Para marcar a mudança, foi desenvolvido um novo visual gráfico e cenário.

 

Curtas

–  Os sindicatos dos Jornalistas e dos Radialistas de São Paulo realizaram em 10/8 uma manifestação em frente à RTV Cultura para defender a emissora do que consideram um desmonte realizado pelo governo do Estado de São Paulo e contra a decisão de não reajustar os salários dos trabalhadores. O encontro, promovido em parceria com o Movimento Queremos a TV Cultura Viva, foi realizado no mesmo horário da reunião do Conselho Curador da TV Cultura. Os manifestantes estenderam faixas em frente à portaria principal da emissora e fizeram a leitura de dois manifestos, um por parte dos jornalistas e outro pelos radialistas. Os dois documentos foram encaminhados para a reunião do Conselho. Novas manifestações estão sendo programadas.

– Dividir as profissões de jornalista e músico nunca foi novidade para Felipe Machado (fmachado1970@gmail.com). Antes mesmo de se formar em Comunicação Social pela Cásper Líbero, em 1993, tinha já uma sólida carreira como guitarrista da banda de metal Viper. Agora, depois de dois anos intensos em ambas as profissões – período em que, no jornalismo, foi chefe de Reportagem do R7 e trabalhou na campanha do candidato à Presidência da República Aécio Neves, e na área musical participou de mais uma turnê de retorno do Viper, com direito a show no Rock in Rio –, ele anuncia novidades, nas duas áreas.

– Após produzir no começo do ano o livro Histórias que inspiram para o Mercado Livre, empresa que compõe a carteira de clientes da Porta Voz, ele está de volta à agência, onde assume o posto de diretor de Novos Negócios. “Além de prospectar novos clientes, ficarei responsável por implantar novos processos digitais para a agência e seus atuais clientes”, explica o agora executivo.

– Do lado musical, a novidade é o lançamento do álbum FM Solo, primeiro de sua carreira fora do Viper. “É um estilo totalmente diferente do que eu estava acostumado a fazer”, explica. “Enquanto banda é uma soma das influências de seus integrantes, em um trabalho solo você é livre para experimentar e explorar suas influências”. O álbum também marca a estreia dele no vocal. As dez músicas (sete originais e três versões) foram compostas em inglês, mantendo nesse quesito a talvez principal característica da época do Viper.

– O trabalho leva o selo da WikiMetal e da FM Labs, nova produtora cultural também criada por Felipe. Além de produzir seus trabalhos musicais e literários, ela estará aberta a outros artistas. O lançamento do disco será no Na Mata Café (rua da Mata, 70), em São Paulo, em 10/9, a partir das 22 horas.

– O Valor Econômico lança em 24/8 a 15ª edição do anuário Valor 1000, publicação que traz análises dos balanços das 1.000 maiores empresas brasileiras de 25 setores da economia. Produzido em parceria com a Serasa Experian e com o Centro de Estudos em Finanças da FGV/Eaesp, o anuário é coordenado pelo economista William Volpato e a edição é de Tânia Nogueira Alves.


Agenda

18 a 20/8 (3ª a 5ª.feira) –  Eleições para a Diretoria do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo. Confira os locais e horários de votação.

 

Festival de Jornalismo 

– A GloboNews e a revista piauí firmaram parceria para realizar o II Festival Piauí GloboNews de Jornalismo, em 10 e 11/10, no auditório do colégio Dante Alighieri, em São Paulo. A venda de ingressos começou no último sábado (15/8).

– Renata Lo PreteMarcelo Lins estão entre os mediadores do evento, que debaterá reportagens sobre acontecimentos como as guerras do Iraque, do Vietnã, a prisão de Abu Ghraib, Julian Assange e o WikiLeaks, o caso dos grampos no Império Murdoch, o furacão Katrina, o surto de Ebola, entre outros.

– O Festival já confirmou as participações de Seymour Hersh (The New Yorker), Jorge Lanata (Grupo Clarín), Sheri Fink(The New York Times), Nick Davies (The Guardian) e Anabel Hernández (Revista Proceso). A curadoria é de Daniela Pinheiro, da piauí.

 

Prêmios

– Estão abertas as inscrições para o Prêmio Fenacon de Jornalismo, que reconhecerá trabalhos veiculados em tevês, jornais, revistas, rádios e sites entre 1°/8/2014 e 20/9/2015.

– Os temas são redução da carga tributária; desburocratização; desenvolvimento e representatividade do setor de serviços e das micro e pequenas empresas (MPEs); iniciativas de inovação, educação profissional e responsabilidade social no setor de serviços. A Fenacon representa sindicatos da área de serviços contábeis e de assessoramento, perícias, informações e pesquisas.

– Os vencedores das categorias Jornalismo Impresso e Jornalismo Multimídia receberão R$ 5 mil e o ganhador do Grande Prêmio Fenacon será agraciado com R$ 15 mil.  Veja o regulamento.

– Foram prorrogadas até 30/8 as inscrições para a quinta edição do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade. Os temas deverão abordar assuntos empresariais, relacionados ao desenvolvimento sustentável, que identifiquem iniciativas inovadoras de interesse dos setores de comércio, serviços e turismo. Poderão concorrer trabalhos em três categorias: reportagem em mídia impressa (jornais e revistas), reportagem em emissora de tevê ou rádio e reportagem online (publicada na internet). Inscrições aqui.


Livro

História do Lance 

–  Mauricio Stycer lança a segunda edição, revista e atualizada, de História do Lance! – Projeto e prática de jornalismo esportivo (e-galaxia), agora em versão digital. O preço varia conforme a plataforma.

– Esta nova edição da obra, que mostra o processo de criação do diário esportivo, ganhou as opiniões de Ugo Giorgetti, Antero Greco, José Geraldo Couto e Matias M. Molina, além de manter as originais de Juca Kfouri, Luiz Henrique de Toledo e Sergio Miceli. Stycer foi o primeiro editor executivo do Lance.

 

Com informações dos Jornalistas&Cia

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo