Pular para o conteúdo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Vai e Vem do Mercado (Moagem) – 11/04 a 18/04

Vai e Vem do Mercado (Moagem) - 11/04 a 18/04


trocatroca

 

Veja

* Carlos Graieb, que comandava a Redação de Veja.com, passou recentemente a integrar a equipe de redatores-chefes de Veja, no posto que estava vago desde a saída de Lauro Jardim, que foi para O Globo em setembro do ano passado. Graieb, que está na Editora Abril desde 1998, divide a função com Fábio Altman, Policarpo Júnior e Thaís Oyama.

* Ainda por lá, registro para as saídas do editor de Arte Reinaldo Antunes, dos designers Mario Carvalho e Geraldo Moura e do coordenador da Fotografia Ismael Canosa.

* Essas mudanças foram as primeiras feitas pelo novo diretor de Redação, André Petry, que assumiu no início de março.

 

#PanamaPapers

* A #PanamaPapers é, segundo um de seus integrantes, José Roberto de Toledo, presidente da Abraji e coordenador do núcleo Estadão Dados, do Grupo Estado, “provavelmente a maior investigação jornalística global de que se tem notícia: 374 repórteres de 109 veículos de comunicação em 76 países”. A reportagem revelou ao mundo há alguns dias como funciona a corrupção multinacional, ao expor 40 anos de correspondências internas da Mossak Fonseca, escritório de advocacia panamenho especializado na abertura de offshores – algumas pertencentes a empresários, personalidades e políticos brasileiros, inclusive diversos envolvidos na chamada Operação Lava Jato.

* No texto Pega-pega global, que publicou no Estadão de 4/4, Toledo diz que os 11,5 milhões de documentos foram obtidos há cerca de um ano pelo jornal alemão Süddeutsche Zeitung, que decidiu compartilhá-los com o Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ, em inglês), a mesma organização que dera à luz o SwissLeaks, sobre contas do banco HSBC na Suíça.

* Em tese, diz ele no artigo, os investigadores da Lava Jato tiveram acesso a uma parte da documentação eletrônica a que os jornalistas envolvidos na #PanamaPapers também tiveram: “A diferença é que os policiais e procuradores confiscaram apenas o que estava na filial brasileira, enquanto a equipe transnacional de jornalistas tem acesso a um banco de dados com e-mails, procurações, certificados de ações ao portador e cópias de passaportes de clientes, usufrutuários e diretores de offshores em 39 países. Porém, policiais e procuradores têm uma vantagem fundamental: eles têm meios de cruzar os dados da Mossack Fonseca com registros sigilosos da Receita Federal e do Banco Central para saber se as empresas offshore de brasileiros foram devidamente declaradas. Abrir uma offshore ou manter conta bancária no exterior não é crime, desde que se comunique as autoridades a respeito. Há motivos para empresas que operam no exterior, por exemplo, constituírem offshores. A questão é separar o legítimo do ilegítimo, o legal do ilegal. É o que a Lava Jato pode fazer”.

* E conclui: “É uma investigação em curso. Novos casos continuam sendo verificados, cruzamentos continuam sendo feitos. E desdobramentos da #PanamaPapers ainda estão por vir: da eventual queda do primeiro-ministro da Islândia – pego em um inexplicável conflito de interesses [N. da R.: ele renunciou nessa terça-feira (5/4)] – ao presumível pega-pega global que policiais, procuradores e agências de segurança nacionais e internacionais deverão promover a partir de agora – ou não”.

 

Nacionais

* Morreu em 2/4, em São Paulo, aos 72 anos, de falência de múltiplos órgãos, Sandro Vaia, que esteve por mais de 40 anos no Grupo Estado, onde chegou a diretor de Redação do Estadão. Ele estava internado no Hospital 9 de Julho há cerca de três semanas, onde fora submetido a uma cirurgia para desobstrução das vias biliares. Deixa a viúva, Vera, a filha, Giuliana, e a neta, Ana Luisa. O corpo foi enterrado no domingo (3/4), no Cemitério Nossa Senhora do Desterro, em Jundiaí, no interior de São Paulo.

* Natural de Mantova, na Itália, Sandro dirigiu o Estadão por seis anos, de 2000 a 2006. Em 2004, implantou no jornal uma profunda reforma, ao lado do então editor-chefe Roberto Gazzi, da qual muito se orgulhava (veja ao final desta nota).

 

 

Editora Abril

* Menos de um mês após assumir a Presidência Executiva do Grupo Abril, Walter Longo anunciou em 31/3 mudanças na cúpula da Editora Abril, que deixa de ter uma Presidência Executiva, com a consequente saída de Alexandre Caldini, e passa a ser gerida por duas diretorias: Editorial, que segue com Alecsandra Zapparoli, e a de Operações, recém-criada, sob o comando de Fábio Gallo, que atuava como diretor de Finanças e Administração. Ambos se reportam a Longo.

* Gallo passa a responder pelas áreas Comercial (incluindo o Estúdio ABC), Assinaturas, Serviços de Marketing, Casa Cor, TI, Controladoria e Finanças. Na Diretoria Editorial, ficam concentradas as áreas de Estratégia Digital e Apoio Editorial, que se somam às editorias de Veja, Exame, Femininas e Estilo de Vida.

* Tiago Afonso, diretor de Marketing, passa a consolidar todas as ações de marketing das empresas do Grupo Abril e também se reporta diretamente a Longo. Ele terá sob sua responsabilidade as áreas ABD (Abril Big Data), Licenciamento e Informações de Mercado. A Gráfica Abril e a DGB, holding de Logística e Distribuição do Grupo, seguem sob o comando de Longo.

* Em comunicado, o presidente informou que as alterações na estrutura da Editora têm o objetivo de “ganhar agilidade, simplificar processos e ter mais foco nos resultados. A mudança visa também a maior integração entre as várias empresas e unidades do Grupo Abril”.

Jogos Olímpicos

* Até 29/4, estará aberto o credenciamento para o Rio Media Center. Parceria entre Governo Federal e Prefeitura do Rio, o centro é a referência – para a imprensa credenciada e não-credenciada pelo Comitê Olímpico InternacionaI (COI) – para a cobertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. O funcionamento será no Pavilhão Olímpico, ao lado dos prédios da Prefeitura e do Comitê Rio 2016, na Cidade Nova.

* Em 2.700 m² de área e com capacidade para acolher 600 jornalistas, brasileiros e estrangeiros, simultaneamente, o Media Center vai funcionar 24 horas por dia, com profissionais bilíngues para atendimento. A estrutura disponibilizada terá estações de trabalho com internet a cabo e wi-fi de alta capacidade, e sinal de satélite para transmissões ao vivo. Serão dois estúdios de tevê e seis de rádio, para utilização gratuita por meio de agendamento prévio. Quem se credenciar terá acesso ao conteúdo da Prefeitura do Rio sobre os Jogos, em textos, fotos e vídeos.

* Haverá programação jornalística e cultural. No primeiro caso, um auditório multiuso com capacidade para 300 pessoas receberá coletivas de imprensa com autoridades e atletas, briefings operacionais, palestras e workshops. Serão oferecidas locações gratuitas exclusivas de standup positions em diferentes pontos de interesse da cidade, mediante agendamento prévio. As 15 press areas espalhadas por regiões estratégicas terão como cenário imagens clássicas da cidade e dos Jogos.

* Além do site, outras informações podem ser obtidas pelo rmc@riomediacenter.com.br.

uma primeira análise das respostas e já temos um material muito rico, com excelentes reflexões tanto sobre a gestão de crises no País como sobre os aprendizados necessários aos profissionais de comunicação das agências”, afirma Cristina Panella, diretora da empresa  

 

São Paulo

* Carlos Tramontina, apresentador do SP TV 2a edição, foi afastado às pressas do comando do telejornal para submeter-se a uma cirurgia. Na última segunda-feira (4/4), ele publicou um vídeo em sua fanpage do facebook dando conta de seu estado de saúde. “Quero dizer que estou aqui, estou ótimo, estou na minha casa”, disse, completando que ficará longe das bancadas por mais alguns dias. Por enquanto, quem o substitui desde 29/3 é César Tralli.

Registro-SP

* Considerada uma referência no jornalismo de beleza, Bel Ascenso faleceu aos 58 anos, em 30/3, em São Paulo, após lutar quase dois anos contra um câncer. Formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, com especialização em beleza pela Faap, atuou por 12 anos como editora de beleza em revistas femininas da Editora Abril (Nova Beleza e Elle) e foi por cinco anos editora assistente e repórter do suplemento feminino Modo de Vida, do Jornal da Tarde, na década de 1990. Também teve ativa participação no Sindicato dos Jornalistas.

* Ultimamente colaborava como frila em publicações femininas, sites e blogs, elaborava projetos editoriais para empresas e participava de eventos, congressos nacionais e internacionais relacionados à área de beleza. Mantinha no instagram em parceria com Gabriela Galvão a página noespelhocombelegabi.

* Bel era casada com o roteirista Eddy Gomez (ex-Band, SBT e Globo, atualmente na RedeTV) e não deixou filhos. A cremação foi em 31/3, no Crematório São Pedro, em Vila Alpina.

 

CBN

* Notícia para quem precisa é o quadro que marca a estreia de Marcelo Tas na CBN, na próxima segunda-feira (11/4). Nesse dia da semana, ele será o titular no chamado Time das Nove, com o desafio de aliar informação e diversão, sempre com interação do ouvinte.

* Antes da estreia, o quadro já convida o público a escolher qual será a trilha que vai embalar o boletim. Duas estão disponíveis para votação no site da CBN.

Curtas-SP

* Os sindicatos dos Jornalistas de São Paulo, dos Gráficos de Santos e dos Empregados da Administração das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas de São Paulo, São Vicente e Região uniram-se contra a redução em 20% nos salários que o jornal A Tribuna, de Santos, está tentando negociar com seus funcionários. A empresa alega prejuízos e com a medida quer reduzir em 60% os gastos com folha de pagamento. As entidades pediram para que fosse aberta a contabilidade para ver se há prejuízos, mas A Tribuna só apresentou uma planilha. Foi enviado um ofício solicitando reunião com representantes da empresa para discutir a questão. No ano passado, os sindicatos conseguiram barrar na Justiça as demissões de 19 trabalhadores, incluindo dois dirigentes sindicais, e conquistaram a reintegração de todos os demitidos.

q O Auditório Franco Montoro da Assembleia Legislativa de São Paulo recebe em 25/4 o Encontro de Assessores de Imprensa. O tema desta edição será Assessor de imprensa em tempos de crise, e o encontro contará com três mesas-redondas com representantes e chefes de Jornalismo de tevês, jornais e mídias online. Mais informações pelo 11-3801-8555 ou comunicacaovertical@comunicacaovertical.com.br.

Agenda-SP

No mesmo dia, também às 19h, Eduardo Reina lança Depois da rua Tutoia (11 Editora), que aborda o sequestro de bebês durante a ditadura militar. A partir das 19h, no Canto Madalena (rua Medeiros de Albuquerque, 471).

12/4 (terça-feira) – q Cerimônia de lançamento e apresentação da primeira edição do Repórter Rá Teen Bum, que a TV Rá Tim Bum começa a exibir em 16 de abril. Jornalístico dirigido a crianças, seu formato integra a franquia WaDaDa, presente em 16 países e criada pela ONG holandesa Free Press Unlimited. A proposta da atração é levar às crianças e adolescentes temas atuais e complexos até mesmo para os adultos, em linguagem próxima de seu universo. Às 10h30, na sede da Fundação Padre Anchieta, mantenedora das tevês Cultura e Rá Tim Bum. Estarão presentes o presidente da FPA Marcos Mendonça; a diretora da ONG holandesa Ruth Krpnenburg e o editor-chefe do WaDaDa News for Kids Jan-Willem Bult, além da apresentadora Nathália Falcão. Pede-se confirmar presença até segunda-feira (11/4) com Alexani Barbosa (alebarbosa@tvcultura.com.br), Juliana Ortega (julianamoraes@) ou Vânia Barboni (vaniabarboni@).

Interior-SP

 

Prêmios

* Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Prêmio Abrafarma de Jornalismo, que tem o objetivo de estimular a produção de trabalhos jornalísticos com foco no Varejo Farmacêutico Nacional. Ele integra a agenda positiva desenvolvida pela entidade em seu compromisso de atuar em prol do aprimoramento e da defesa do Varejo Farmacêutico Nacional. Assim, premiará reportagens ou conjunto de reportagens que mostrem o perfil do Varejo Farmacêutico Nacional, bem como o desenvolvimento funcional e os novos rumos dessa atividade comercial e de prestação de serviços. A gestão do prêmio está sendo feita pela Jornalistas Editora, que edita este J&Cia, sob a coordenação de Zeza Loureiro.

* Serão contemplados os três primeiros colocados, com respectivamente R$ 5 mil, R$ 3 mil e R$ 2 mil. Podem concorrer trabalhos veiculados originalmente e de forma inédita entre 17/10/2015 e 16/10/2016, em jornal, revista, rádio, televisão ou internet e em qualquer região do País, regularmente inscritos até o dia 21/10, quando se encerram as inscrições.

* Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail premioabrafarma@jornalistasecia.com.br, acompanhados das respectivas fichas de inscrição, nos seguintes formatos:

● Jornal e Revista: PDF

● Televisão: MP4 e/ou indicação de link na ficha de inscrição, por arquivo

● Rádio: MP3 e/ou indicação de link na ficha de inscrição, por arquivo;

● Internet: link para site, para matéria específica em site ou para blog inscrito; caso a matéria tenha mais de um link em seu conteúdo, todos devem ser anexados como arquivos do trabalho

* O concorrente poderá participar com mais de um trabalho e deverá preencher a ficha de inscrição para cada trabalho enviado. Em caso de dúvida, consulte o regulamento ou ligue para a Jornalistas Editora, no 11-3861-5280.

* O júri será formado por representantes de Jornalistas Editora, Scritta Serviço de Notícia e Abrafarma. A solenidade de entrega será na tradicional festa de final de ano da entidade, em dezembro, em data e local a serem informados oportunamente.

veja também

relacionadas

mais lidas