Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Vai e Vem do Mercado (Moagem) – 08/8 a 15/8

Vai e Vem do Mercado (Moagem) - 08/8 a 15/8


trocatroca

 

Grupo RBS anuncia a demissão de 130 funcionários

– Em mensagem enviada nesta 2ª.feira (4/8) aos colaboradores, após videoconferência interna, o presidente do Grupo RBS Eduardo Sirotsky Melzer anunciou a demissão de 130 de seus quase seis mil funcionários nesta 4ª.feira. Segundo ele, não se trata de uma crise financeira do grupo nem de uma opção; é uma necessidade de busca por produtividade e maior eficiência, para ajustar a empresa a uma realidade que mistura decadência do modelo tradicional do negócio da comunicação com novas oportunidades que surgem com a revolução tecnológica. Na mensagem, embora ressalte saber dos problemas que esse tipo de medida acarreta para os demitidos e suas famílias, diz que seria uma irresponsabilidade para com o futuro da empresa e dos demais funcionários não a tomar. No final, sintomaticamente, afirma: “Tenho dito que somos uma empresa em beta. Isso significa que nosso processo de transformação será contínuo e permanente”.

– Os cortes estão mais concentrados nas operações de jornais no grupo, que passam por mudanças de formato, algumas já anunciadas. O Diário Catarinense, por exemplo, circula nesta 3ª.feira (5/8) com os cadernos agrupados num só, chamado Anexo, e várias editorias unificadas, processo que implica a diminuição das redações. Duda, como é conhecido no mercado, diz que o grupo analisou a situação por um ano e que ele deve encontrar-se nesta 6ª.feira (8/8) com os executivos da empresa para apresentar uma Carta Diretriz, que vai orientar a gestão do Grupo a partir de agora.

– Os rumores de grandes mudanças na empresa começaram há cerca de 20 dias, com o anúncio da saída de Ricardo Stefanelli da Diretoria de Redação dos jornais da RBS em Santa Catarina e demissões na TVCom. Agora, o anúncio antecipado e a ampla divulgação dos motivos que levaram a cúpula do Grupo a tal decisão, ainda que tenham provocado uma tensão natural entre os empregados da RBS, chamam a atenção por serem pouco comuns em empresas de Comunicação. Leia a íntegra do comunicado de Eduardo Melzer.

O Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul informou que tentará um diálogo com a empresa para que os colaboradores desligados continuem com benefícios como convênio médico e auxílio-refeição por um determinado período. Ainda de acordo com o portal, um ato em frente ao jornal Zero Hora está sendo organizado para 6ª.feira (8/8), a partir das 17h, em solidariedade aos colegas demitidos.

Paulo Moreira Leite deixou a IstoÉ, onde desde janeiro de 2013 comandava a sucursal de Brasília, e começou nesta 2ª.feira (4/8) como diretor Editorial do jornal digital Brasil 247 na Capital Federal. Segundo Leonardo Attuch, que idealizou e dirige o 247, a contratação “sinaliza que a internet se profissionaliza e se mostra capaz de atrair os grandes talentos do jornalismo. Recentemente, contratamos também Guido Nejamkis, ex-Reuters, que faz o 247 em espanhol”.

– Com mais de 40 anos de profissão, Paulo começou no Jornal da Tarde, em São Paulo, foi redator-chefe e correspondente de Veja em Paris, correspondente da Gazeta Mercantil em Washington e diretor de Redação de Época. No 247 ele também fará reportagens e entrevistas, levou para lá o seu blog (www.paulomoreiraleite.com), de debate político e discussão de temas relevantes da agenda pública brasileira, e vai manter o programa de entrevistas Espaço Público, que faz na TV Brasil às 3as.feiras, às 22 horas.

– Leonardo informa ainda que em breve o 247 lançará uma revista eletrônica semanal com foco no mundo do poder, abrindo espaço para todas as forças políticas e lideranças econômicas, e que os principais colaboradores do jornal também terão blogs pessoais.

ABI marca eleições para setembro 

– Em audiência com a juíza Maria da Glória Bandeira de Mello, da 8ª Vara Cível do Rio, nesta 2ª feira (4/8), a atual diretoria e a anterior, que se estendem em litígio, chegaram a um consenso para pôr fim a essa situação de administração provisória e acordaram marcar as eleições na entidade para 25 e 26 de setembro.

– A juíza considerou precipitada a adoção imediata do voto eletrônico, mas entendeu que não basta a votação na sede no Rio para abranger todos os eleitores. Determinou então que, além da sede, sejam colocadas urnas nas unidades consideradas representativas da ABI, em Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, São Luís do Maranhão e Maceió. Também que a administração deve providenciar uma estrutura que viabilize a votação nesses locais; colocar no site da entidade um boleto para pagamento das mensalidades e fazer o controle dos eleitores em dia quando da votação; solicitar à OAB que indique um representante para acompanhar as eleições.

– A seccional de São Paulo já decidiu que uma urna ficará disponível das 10 às 22h, na rua Martinico Prado, 26, 3º, conj. 31, na Consolação (telefones 11-3868-2324 e 3675-0960).

 

Franz Vacek assume Jornalismo e Esporte da RedeTV 

– A RedeTV optou por uma solução interna para substituir Américo Martins no posto de superintendente de Jornalismo e Esporte, que deixou na semana passada. Correspondente internacional há 16 anos – o primeiro da RedeTV –, Franz Vacek retornou ao País para assumir a vaga. O anúncio foi feito na noite de 2ª.feira (4/8) pelo presidente da emissora Amilcare Dallevo. Ex-TV Unifesp, Canal Rural e TV Cultura, Franz vinha atuando a partir de Paris desde 2008, mas desde então participou de diversas coberturas importantes pela emissora, sendo o primeiro repórter da tevê brasileira a entrar na Líbia na época dos levantes contra Muammar Gaddafi e recentemente esteve na Ucrânia acompanhando os conflitos separatistas naquele País. “É o principal desafio da minha carreira. Estou muito motivado. Virá muita coisa boa. Mudanças no formato e conteúdo”, comentou o profissional nesta 3ª.feira (5/8) em seu facebook.

São Paulo

O adeus a Adones de Oliveira

– Faleceu em São Paulo de infarto do miocárdio, no último dia 24/7, aos 77 anos, Adones Alves de Oliveira, especializado em música e cultura popular brasileira, que integrou os júris de festivais musicais nos anos 1960 e 70. Nascido na Paraíba, foi ainda jovem para o Rio, onde se formou em Letras. Começou como repórter da revista Radiolândia, mudou para São Paulo na década de 1960, onde trabalhou em Última Hora, Folha de S.Paulo, Estadão, tevês Globo e Bandeirantes, revistas IstoÉ e Nova e foi assessor da Prefeitura de São Paulo e da Secretaria de Cultura do município. Deixa os filhos Felipe e Fernando, e as netas Isabel e Laura, além de um irmão.

 

Vaivém-SP

– A editora Novo Meio, que edita a revista bimestral Mais Diesel e o jornal mensal Novo Varejo, passou a contar em julho com um importante reforço. Após dois anos afastada do dia a dia das redações, período em que deu à luz à sua primogênita Lorena, Luciana Duarte é a nova editora das duas publicações, passando a atuar ao lado do diretor de Redação Claudio Milan. “O principal desafio com minha chegada será o de reposicionar a Mais Diesel no mercado”, destaca Luciana. “Essa transformação incluirá mudanças gradativas no conteúdo editorial da publicação até o fim do ano e culminará com um novo projeto gráfico que será apresentado na primeira edição de 2015. Além disso, também poderão ser percebidas mudanças no Novo Varejo”. A edição de agosto da Mais Diesel chega ao mercado já com novos articulistas e mudanças no estilo, “mas sempre cumprindo o papel de informar e interagir com os gestores de frota”, garante a nova editora.

> Formada pela Universidade Bandeirantes de São Paulo, e com MBA em Comunicação Corporativa pelo Centro Universitário Santo André, Luciana começou a carreira em redações de emissoras como TV ABC, RedeTV e Bandeirantes. Chegou ao mercado automotivo em 2003 pela revista Agrimotor, onde permaneceu até 2007 como editora, mesmo cargo que naquele ano assumiu na revista Frota&Cia. Deixou as redações em 2011 para dar à luz à filha, hoje com um ano e 11 meses, e de lá pra cá vinha colaborando para a Automotive Business e editando a revista Máquinas & Inovações Agrícolas. Seus novos contatos são 11-3089-0165 e luciana.duarte@novomeio.com.br.

Marta Barbosa deixou o posto de redatora-chefe da revista Prazeres da Mesa – que será extinto – para assumir como correspondente da publicação em Londres. Com a saída dela do dia a dia da revista, o comando da Redação se concentra no diretor Editorial Ricardo Castilho, sócio da revista ao lado de Mariella Lazaretti e Georges Schnyder. A equipe da publicação deverá ganhar reforços em breve e já se prepara a cobertura especial dos eventos Mesa ao Vivo Brasília e Mesa Ao Vivo Ceará.

Giuliana Vallone, que recentemente deixou a TV Folha e estava integrando a equipe de Ilustrada da Folha de S.Paulo, foi anunciada nesta semana como nova correspondente-bolsista do jornal em Nova York, devendo ocupar o posto a partir de 25/9 e lá ficar até 24/6/2015. Entra na vaga de Isabel Fleck, que retorna ao Brasil e à equipe de Mundo.

´

Assessorias-SP

Eugênio Araújo deixou a Assessoria Institucional da Câmara Municipal de São Paulo para ser subdiretor de Comunicação Externa, área ligada à Presidência da casa. Ele trabalhará diretamente com o diretor da Unidade, Antônio Assiz. Ao decidir pela mudança, o presidente José Américo Dias levou em conta o fato de Eugênio ter experiência jornalística e em funções executivas e publicitárias.

 

Agências -SP

. E-mails formados por nome.sobrenome@edelmansignifca.com.

– A aboutCom é a nova responsável pela comunicação da Datacenter Dynamics no Brasil, provedor de informações B2B que tem como principal ativo uma serie única de eventos, feitos sob medida para fornecer aprendizado e oportunidades de networking para profissionais que projetam, constroem e operam datacenters. Atendimento de Lilian Diniz (11-3042-3326 e liliandiniz@aboutc.com.br), sob gerência de Flavia Sobral Faccioni.

– Na EVCom, destaque para a chegada da conta da Mattis, agência focada em estratégias de comunicação de produto, marca ou serviço, desde ações promocionais, eventos, ativação em PDV e conteúdo online e offline. Atendimento de William Miranda e Carla Foschini, com gerência de Niobe Cunha e direção de Daniela Barbará. E-mails formados por nome.sobrenome@evcom.com.br.

 

Curtas-SP

Samy Adghirni, ex-correspondente da Folha de S.Paulo no Irã e autor do livro Os Iranianos, falará sobre sua experiência na região para estudantes e profissionais de jornalismo em 26/8, a partir das 14h, no Auditório da Folha (al. Barão de Limeira, 425). As inscrições, gratuitas, devem ser solicitadas por e-mail até 15 de agosto, enviando nome completo e RG para jornalismosemfronteiras@linkconsultoria.com.br.

.

Agenda-SP

11/8 (2ª.feira) – q Jornalismo independente – A experiência de coletivos é o título da palestra que Claudia Belfort, do site Ponte, e Natália Viana, da Agência Pública, darão para os alunos do Programa Avançado em Jornalismo Digital do Instituto Internacional de Ciências Sociais, às 16h45. Com coordenação de Sérgio Lüdtke, o curso terá ainda as participações de Edson Rossi (Elemídia/Grupo Abril), Alessandro Alvim (O Globo), Matias Attwell (Terra), Caíque Severo (Latam Connection), Sandra Gonçalves (Gazeta do Povo e Jornal de Londrina) e Adriana Barsotti (O Globo a Mais), entre outros. Palestras, aulas e visitas são restritas a alunos, professores e convidados. No site www.iics.edu.br já disponíveis informações sobre os cursos Master de 2015.

12/8 (3ª.feira) – q Ricardo Viveiros lança A vila que descobriu o Brasil (Geração), obra que relata a importância da cidade paulista de Santana de Parnaíba durante a colonização do País. A partir das 19h, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi (av. Brigadeiro Faria Lima, 2.232).

Curtas

– Estreou em 4/8 o Terra Eleições, programa transmitido diariamente no portal Terra a partir das 14h, com o objetivo de potencializar a cobertura do portal nas eleições. Além dos tradicionais textos, blogs e fotos, o canal dedicado à corrida eleitoral tem grande foco em vídeo. A repercussão dos candidatos e campanhas nas redes sociais também estão na pauta do programa.

– Integram a equipe do canal 150 profissionais, que, espalhados pelo Brasil, fazem atualizações diariamente sobre os acontecimentos mais importantes. Entre eles, o editor do Terra Magazine, Bob Fernandes, também comentarista do Jornal da Gazeta, que dá o tom analítico da cobertura, com comentários diários. Milane Silva aborda os partidos nanicos. E curiosidades do horário eleitoral e propagandas inusitadas pelo Brasil ficam por conta do blogueiro Marcelo Cidral, do tumblr Como eu me sinto quando.

– Ainda na programação, todas as 4as.feiras o Terra Eleições levará ao ar um encontro entre candidatos ao Legislativo, representando os mais variados grupos: transgêneros, boleiros, celebridades e socialites.

– Desde 2/8, o Revista CBN, que vai ao ar aos sábados e domingos, das 12h às 15h, tem novos quadros, que marcam a estreia de Petria Chaves como âncora do programa. Formada pela Cásper Líbero em 2005, ela apresenta, também na CBN, o premiado Caminhos Alternativos, ao lado de Fabíola Cidral. Aos sábados, o novo Revista CBN aborda o universo feminino em Mulheres em Revista… CBN: poder, mercado de trabalho, filhos, família. No domingo, o bate-papo é sobre eles, em Homens em Revista… CBN: machismo, amor, relacionamentos, dinheiro. Também no domingo estreou o quadro Sem dúvida!, com curiosidades sobre ciência e vida, comandado por Gustavo Poloni, diretor de Redação da revista Galileu, que vai responder às perguntas que chegarem pelo semduvida@cbn.com.br.

(economia.negocios@r7.com), abriu agora em agosto espaço ao empreendedorismo. Toda 2ª.feira, às 22h45, ela e o presidente do Sebrae Luis Barreto recebem empresários apoiados pela entidade para mostrar projetos e

– Ganhou relevância o projeto Manchetômetro, da Uerj, depois que Luciano Martins Costa analisou, em texto no Observatório da Imprensa, a cobertura dos principais jornais do Pais, apontando distorções que favorecem o PSDB e prejudicam o PT.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo