Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Vai e Vem do Mercado (Moagem) – 06/10 a 09/10

Vai e Vem do Mercado (Moagem) - 06/10 a 09/10


trocatroca

 

Leia na edição desta semana do Vai e Vem: Rodrigo de Almeida é o novo Secretário de Imprensa da Presidência da República; TV Globo troca correspondentes no exterior e Jornal de Limeira deixa de circular temporariamente

 

Presidência da República

Rodrigo de Almeida, que há seis meses vinha assessorando o ministro Joaquim Levy no Ministério da Fazenda, deixou o cargo e assumiu em 27/9 como secretário de Imprensa da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, em substituição a Nélson Breve, que deixou o governo há cerca de um mês. De acordo com a assessoria da Presidência, a nomeação oficial de Rodrigo (secretario.imprensa@planalto.gov.br) ainda será publicada no Diário Oficial da União.

– Também cientista político, ele tem formação pelo Iuperj, no Rio de Janeiro, onde foi pesquisador do Núcleo de Estudos do Empresariado, Instituições e Capitalismo. Teve passagem acadêmica pela The New School for Social Research (Nova York) e foi diretor executivo da Casa do Saber Rio.

– No Ministério da Fazenda, onde ainda não foi substituído, além de acompanhar o ministro, coordenava a Assessoria de Comunicação, agora interinamente a cargo de Mariana Mainenti (acs.df.gmf@fazenda.gov.br). Antes, era diretor de Jornalismo do IG, em São Paulo.

 

TV Globo

– A TV Globo faz mudanças na equipe de correspondentes no exterior, conforme comunicado interno de Ali Kamel, o diretor geral de Jornalismo e Esportes, enviado em 25 de setembro.

Renato Machado e Roberto Kovalick, de Londres, André Luiz Azevedo, de Lisboa, e Helter Duarte, de Nova York, voltam ao Brasil.

– Machado fará reportagens para o Globo Repórter e sua vaga em Londres não será preenchida. Cecília Malan, que permanece em Londres, passa a acumular as funções.

– Kovalick vai trabalhar em São Paulo. Em Londres, sua vaga se desdobra: Ernani Lemos assume a coordenação do escritório e Pedro Vedova, a reportagem. Vedova estava em Berlim e deve ser substituído, mas o nome ainda não foi anunciado. Da mesma forma que Azevedo em Lisboa.

– Duarte será substituído por Sandra Coutinho, que já estava em Nova York, mas pela GloboNews. Neste canal, sua vaga será ocupada por Michele Marinho, atualmente editora de Internacional no Rio.


Encontro de Tiradentes

– Já está definida a mesa sobre Ética do I Encontro de Jornalistas em Tiradentes, que será realizado nos dias 13 e 14 de novembro, em Tiradentes (MG), com o apoio da prefeitura da cidade. Confirmaram presença o presidente da ABI e âncora do Repórter Record Investigação Domingos Meirelles, a ombudsman da Folha de S.Paulo Vera Guimarães e o colunista/comentarista de UOL, CBN e Folha de S.Paulo Juca Kfouri. A moderação do painel será do presidente da CDN João Rodarte.

– O Encontro, na Pousada Brisa da Serra, terá ainda outras três mesas temáticas: Política, Economia e O futuro dos jornais.

 

Jornal de Limeira

– A circulação do Jornal de Limeira, que dividia o mercado com a Gazeta de Limeira, foi suspensa temporariamente em 28/9, após 33 anos de existência. Segundo comunicado publicado pela presidente do jornal, Águida Maria dos Santos, na edição de domingo (27/9), o motivo foi a decisão do sócio Djalma Martins de afastar-se de forma litigiosa, o que, segundo ela, a deixou impossibilitada de buscar recursos para seguir tocando a empresa, já que para isso necessitaria da assinatura de ambos os sócios. Águida ainda explicou na nota que a suspensão valerá “até que se obtenha, via judicial, a total liberdade de administrar e conduzir esta grande família que compõe o Jornal de Limeira, mantendo-se a área administrativa com suas atividades e rotinas normais”.

 

Curtas

– Depois de 15 anos em redações de jornal, Raquel Cozer (raquelcozer@gmail.com) deixou o jornalismo e assumiu a área de livros de ficção da Planeta, a convite do diretor Editorial Cassiano Elek Machado, que foi seu colega na Folha de S.Paulo. Em metade da carreira ela esteve dedicada à cobertura de literatura e mercado editorial: foi repórter de literatura na Folha de 2008 a 2009; titular da coluna Babel, no Estadão, em 2010 e 2011; e, de volta à Folha, colunista do Painel das Letras, de 2012 até agora,

Maria Prata, jornalista, consultora de moda e apresentadora da GloboNews, junta-se ao time CBN e vai dar dicas sobre moda e imagem em CBN Estilo, às  6as.feiras.

– O Sesc Vila Mariana (rua Pelotas, 141), em São Paulo, recebe de 20 a 22/10 o VI Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental e o III Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental. Com o tema Mundo em transição, os dois encontros debaterão questões ambientais, sociais, econômicas e tecnológicas que implicam nas pautas, nas condições e nas práticas do exercício do jornalismo ambiental. Dentre os palestrantes convidados confirmaram presença Amelia Gonzales (G1 e Canal Futura), André Trigueiro (Globo News), Andrea Vialli (SOS Mata Atlântica), Dal Marcondes (Instituto Envolverde), Gustavo Faleiros (Earth Journalism Network), Luciano Martins Costa (Observatório da Imprensa), Maristela Crispim (Diário do Nordeste) e Reinaldo Canto (CartaCapital). As inscrições são gratuitas e estão disponíveis no site do evento, assim como a programação dos encontros.

– A revista Rolling Stones lançou uma edição especial inteiramente dedicada aos dez anos do Natura Musical, Um dos principais programas de fomento à música no País, a iniciativa promoveu ao longo desse período mais de mil shows e 270 projetos, que deram origem a CDs, filmes, livros e outros produtos culturais. O especial 10 anos de Natura Musical acompanha a edição deste mês da revista, que tem em seu comando o publisher José Roberto Maluf, além de edição de Paula Vianna, textos de Stella Rodrigues e Luciana Rabassalto, arte de Gustavo Henrique Mendes, design de Felipe Fiuza e tratamento de Imagens de Fernando de Lima.

– A ESPN Brasil estreou em 25/9 o NBA Countdown, programa semanal sobre basquete comandado por Gustavo Hofman com comentários de Eduardo Agra. A atração aborda as principais notícias da semana, com dicas de Fantasy (game online), entrevistas com personagens do basquete nacional, além de servir para aquecer a rodada de 6ª.feira à noite da NBA.

– Uma Comissão Técnica de Jornalismo foi constituída para elaborar o documento que vai orientar a avaliação dos cursos de Jornalismo. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do MEC, reuniu instituições de educação superior e membros da sociedade civil organizada, entre estas o Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ), para discutirem as propostas. A Fenaj está representada na Comissão pelas diretoras Valci Zuculoto e Carmen Pereira.


Livros

Lucas Figueiredo lança o livro Lugar nenhum: militares e civis na ocultação dos documentos da ditadura. A obra, que chegou às livrarias em 29/9. No livro, Lucas trata dos acordos secretos firmados entre militares e governos civis para impedir que venham à tona arquivos do período de repressão, sob pretexto de que os documentos foram destruídos em faxina de rotina.

–  Fernando Morgado (Sistema Globo de Rádio) está lançando Blota Jr. – A elegância no ar (Matrix). O livro traz a história do apresentador que, em seis décadas de carreira, comandou mais de 180 programas, dirigiu emissoras de rádio e foi sócio de um canal de tevê, além de deputado estadual e federal, e secretário de Estado. A obra tem prefácio do apresentador Fausto Silva, que revela a gratidão que tem por Blota, responsável pela indicação ao seu primeiro emprego em São Paulo, na Rádio Record. Com 352 páginas, o livro chega ao mercado com preço sugerido de R$ 49,90.

 

Com informações dos Jornalistas&Cia

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo