Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Ursal, a teoria da conspiração que virou meme

Ursal, a teoria da conspiração que virou meme

No  primeiro debate entre presidenciáveis transmitido pela TV aberta em 2018, talvez o momento que tenha mais chamado a atenção foi uma pergunta feita pleo candidato Cabo Daciolo (Patriota) a Ciro Gomes (PDT).

“O senhor é um dos fundadores do Foro de São Paulo. O que o senhor pode dizer aqui à nação brasileira sobre o plano Ursal, União das Repúblicas Socialistas Latino-Americanas?”, disparou. “Meu estimado cabo, tive muito prazer de conhecê-lo hoje e pelo visto o amigo não me conhece. Eu não sei o que é isso, não fui fundador do Foro de São Paulo e acho que está respondido.”

Daciolo não se deu por vencido e disse que Ciro “sabe sim”, relacionando a Ursal a uma “nova ordem mundial”, que eliminaria todas as fronteiras do continente, surgindo uma única nação, a “Pátria Grande”. “Quero deixar bem claro que no nosso governo o comunismo não vai ter vez”, disse o deputado federal pelo Rio de Janeiro, eleito originalmente por um partido de esquerda, o Psol. “Democracia é uma delícia, uma beleza, dei por ela a vida inteira, e continuarei dando, mas ela tem custos”, ironizou Ciro.

A dita Ursal, que seria um acrônimo para União das Repúblicas Socialistas Latino-Americanas, já era um “meme” que circulava entre a direita brasileira desde antes de existires redes como o Facebook e o Twitter. Há até “dossiês” na internet dando conta de que a trama para fazer tal país teria nascido no Foro de São Paulo, conferência de partidos, movimentos e organizações de esquerda nascido em 1990. A entidade ocupa parte do  imaginário da direita brasileira como se fosse uma verdadeira “legião do mal”, pronta para traçar estratégias e planos mirabolantes para implantar o comunismo onde for possível.

O fato é que a ideia da Ursal “pegou” nas redes sociais. Não só inspirando pessoas que gostariam de fato que a Ursal existisse como estimulando a criação de cenários no contexto do novo país. Muitos lembraram, por exemplo, que a seleção nacional de futebol  já nasceria eneacampeão, com os dois títulos do Uruguai, os dois da Argentina, e os cinco do Brasil, projetando o ataque da equipe com Neymar, Messi, Suárez e Cavani. A Ursal já  tem até uniforme.

Outros estenderam a conspiração (e a piada, obviamente) resgatando a música América Geral, de Xuxa(com Sandy), que seria o “hino da Ursal”. A letra diz: “Uma América/Mais América/De norte, sul, central/Minha América, nossa América/América igual/Oh América!/Faz América/De um sonho ser real/América geral!”. Premonição da rainha dos Baixinhos ou conluio com o comunismo?

O termo “Ursal” ficou no topo dos assuntos mais comentados do mundo no Twitter por quase 24 horas. Confira abaixo alguns dos inúmeros memes que circularam na rede sobre a Ursal:

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo