O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), através de sua Regional ABCD, vem a público manifestar total solidariedade ao jornalista e editor de política do Diário do Grande ABC Raphael Rocha e ao chargista Luis Carlos Fernandes. Ambos profissionais receberam uma ação no âmbito da Justiça Criminal após o jornal publicar notícia e charge que ilustrou editorial falando de investigação envolvendo o prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando (PSDB).
A matéria “Firma de Morando é alvo da PF por comprar áreas abaixo do valor”, do dia 17 de julho de 2020, aborda denúncia apresentada à Polícia Federal contra a empresa de Morando “por suspeita de tráfico de influência e ocultação de patrimônio”.
José Eduardo de Souza, secretário do Interior, afirma que “a liberdade de expressão e a liberdade do exercício da profissão são a máxima para o exercício do bom jornalismo”. “O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo repudia toda e qualquer atitude de cerceamento da profissão dos jornalistas e se coloca à disposição dos trabalhadores do Diário do Grande ABC diante desta tentativa de intimidação do prefeito Orlando Morando”, declarou.