Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

SJSP promove campanha de sindicalização

Sindicato dos Jornalistas promove campanha de sindicalização nas redações de SP

Campanha de sindicalização na Editora Abril. Foto: Douglas Beck/SJSPDirigentes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) já estão promovendo a nova Campanha Permanente de Sindicalização em visita às redações da capital. Nos últimos dias, os sindicalistas estiveram na Editora Abril e nos jornais O Estado de São Paulo e DCI. A ação sindical prossegue nesta semana nas editoras Caras, Globo e Globo Condé Nast, e no jornal Folha de S.Paulo, entre outras empresas de comunicação da capital, além de chegar às redações do interior e litoral.

Com o mote “Em legítima defesa, sindicalize-se”, a campanha é dirigida aos jornalistas de todo o estado de São Paulo e visa ampliar a sindicalização, sobretudo no cenário atual em que o governo Bolsonaro ataca tanto os direitos da categoria – aprofundando a chamada “reforma” trabalhista –, quanto as entidades sindicais que têm o papel fundamental de defender os trabalhadores contra esses ataques.

Nas empresas visitadas até o momento, a receptividade dos jornalistas à campanha de sindicalização tem sido ótima, diz Paulo Zocchi, presidente do SJSP. De acordo com o dirigente, a categoria está ciente do papel e da importância do Sindicato para a luta em defesa dos jornalistas e do próprio jornalismo.

> Veja o folder da Campanha de Sindicalização

Zocchi explica que a direção do SJSP está deixando claro que o momento é decisivo para manter o Sindicato, pois o cenário é de um governo hostil à organização sindical, uma vez que os sindicatos é que têm reagido contra a perda de direitos dos trabalhadores, como é o caso agora com a tentativa de “reforma” da Previdência Social.

“Os que querem ter uma entidade sindical têm que se sindicalizar. O jornalista tem que tomar uma atitude, que é decidir ativamente sustentar sua entidade sindical, pois  precisa do Sindicato para negociar seu salário, para defender seus direitos, para defender sua própria profissão de jornalista que também é atacada pelo governo. A categoria está consciente desse conjunto de elementos e a resposta tem sido muito animadora. Temos conseguido nesse início de campanha um diálogo bem produtivo”, avalia o sindicalista.  

Quem recebeu a ficha, mas não se sindicalizou na redação, pode preencher o formulário de modo fácil e rápido pela internet clicando aqui.

> Leia também: Jornalista, saiba como obter o MTb

Jornalistas estão aderindo à mensalidade solidária

Direção do Sindicato na redação do jornal O Estado de S.Paulo. Foto: André Freire/SJSPNo diálogo com os jornalistas já sindicalizados, os e as dirigentes do SJSP também têm convidado a categoria a contribuir com a mensalidade solidária e dezenas de profissionais fizeram adesão durante as visitas às redações.

Aprovada em assembleia em dezembro de 2018, essa modalidade é voltada aos que, voluntariamente, se dispõem a pagar uma contribuição maior ao Sindicato, tendo como valores de referência R$ 100 para a capital e R$ 60 para o interior e litoral.

Outra informação levada às redações é sobre o pagamento da mensalidade proporcional, que entra em vigor a partir de abril. Também aprovada pela categoria em dezembro passado, a mensalidade proporcional equivale a 1% do salário bruto, mas limitada a R$ 58 na capital e R$ 34 para o interior e litoral.

Com essa possibilidade de variação no valor da mensalidade, o objetivo do SJSP é estimular a sindicalização principalmente de jornalistas com salários abaixo de R$ 5.800 na cidade de São Paulo e de R$ 3.400 para quem trabalha fora da capital.

Para os profissionais freelancers e outros sem vínculo empregatício, há a mensalidade fixa no valor de R$ 58 para capital, e R$ 34 no interior e litoral.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo