Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas
Liberdade de Imprensa

SJSP ocupa tribuna livre da Câmara de São José do Rio Preto para defender jornalistas e liberdade de imprensa de ataques de comandante da PM-SP

Sindicato se pronuncia após intimidação de Comandante contra jornalista que produziu reportagem sobre "cerimônia" com queima de cruz
Eduardo Viné Boldt

O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), Thiago Tanji, ocupou a tribuna da Câmara Municipal São José do Rio Preto para defender a liberdade de imprensa e a atividade profissional dos jornalistas da região. O SJSP esteve presente na Câmara Municipal de São José do Rio Preto com uma comitiva formada pela Secretária de Regionais, Solange Santana, e pelo Secretário de Formação Sindical e Profissional, Pedro Pomar, além de representantes da APEOESP e do Sindicato dos Radialistas.

A utilização do espaço se deu a convite do vereador João Paulo Rillo (PSOL) após o comandante do 9º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (9º Baep), de São José do Rio Preto, tenente-coronel José Thomaz Costa Júnior, desferir ataques a uma jornalista e ao veiculo a qual ela trabalha por terem produzido uma reportagem sobre uma “cerimônia de iniciação” do 9º Baep. As agressões do comandante aconteceram na terça-feira (22), em pronunciamento na Câmara Municipal, hoje ocupada pelo SJSP.

A utilização da tribuna por parte do comandante da batalhão foi uma clara intimidação das forças policiais contra o exercício profissional da jornalista, buscando causar constrangimento e insegurança à profissional. Ontem (28), o SJSP e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) emitiram uma nota de repúdio contra os ataques do militar. As entidades cobram ainda do Ministério Público e da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo providências imediatas sobre o caso.

Hoje, a comitiva do SJSP esteve na redação do Diário da Região para conversar com os jornalistas e prestar solidariedade aos profissionais. Após a rápida visita, os diretores se dirigiram a Câmara para participarem da sessão.

A comitiva do SJSP na redação do Diário da Região. foto: SJSP

Em sua fala, Tanji relembrou que a história do SJSP está diretamente ligada a defesa da democracia, ressaltando importantes lutas da entidade, como a denúncia do assassinato do jornalista Vladimir Herzog, morto após se apresentar voluntariamente ao Departamento de Operações de Informação – Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-CODI). O presidente foi firme na defesa do livre exercício da atividade jornalística, expondo as contradições apresentadas na fala do comandante da PM-SP, e ressaltando a importância dos jornalistas para a manutenção de uma sociedade livre e democrática.

“O que não é aceitável, sob nenhuma hipótese, é que o trabalho jornalístico seja constrangido ou atacado, especialmente por instituições que devem zelar pela democracia, e por consequência, do jornalismo. Ao tentar desqualificar o trabalho de uma jornalista que apenas exerceu o seu dever de reportar os fatos com rigor, contexto e objetividade, há sinais claros, infelizmente, de uma tentativa de intimidação e cerceamento da livre atuação profissional”, disse Tanji aos presentes.

O presidente pediu diretamente aos vereadores que se compromentam em assegurar as condições de trabalho e a segurança dos jornalistas da cidade, defendendo o direto desses profissionais de realizarem suas atividades sem objeções. Thiago, por fim, dirigiu-se a PM-SP, em especial aos militares que atuam na região, para que revejam suas atitudes e cessem os ataques aos profissionais de imprensa da cidade.

Assista na integra o pronunciamento do presidente:

APEOESP e o Sindicato dos Radialistas de SP tampes estiveram presentes na sessão prestando solidariedade
Apeoesp e Sindicato dos Radialistas prestam solidariedade aos jornalistas; no centro da foto, vereador João Paulo Rillo (PSOL). foto: SJSP

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo