Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

SJSP lamenta morte de jornalistas Dani Paulino, Klaytinho e Benalva Vitorio

SJSP lamenta morte de jornalistas Dani Paulino, Klaytinho e Benalva Vitorio

Os últimos dias foram marcados por perdas para os jornalistas da Baixada Santista. Na semana passada, os colegas se despediram de Daniela Paulino e do repórter cinematográfico Klayton Christian Gonçalves. Agora, lamentamos a morte da jornalista Benalva da Silva Vitorio, de 76 anos. 

Neste momento tão difícil, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) se solidariza com a família e amigos dos nossos colegas. 


Benalva da Silva Vitorio

Benalva era professora de Jornalismo da Universidade Católica de Santos (UniSantos). Nascida em Santos, a docente ajudou a formar um grande número de profissionais desde o final da década de 1980 e instigava os estudantes a se aprofundar nos conhecimentos acadêmicos por meio da realização de pesquisas na área da Comunicação, inclusive após a conclusão da faculdade.

Apaixonada pela escrita, dona de um sorriso cativante e de um espírito crítico aguçado, Benalva iniciou a carreira no extinto jornal Cidade de Santos, em 1971. No mesmo ano, ela ganhou uma bolsa de estudos para fazer uma especialização em Ciências Sociais e Política Ultramarina, em Portugal, onde morou por alguns anos e trabalhou no semanário Expresso. A professora também viveu em Moçambique, onde atuou como pesquisadora na Universidade Eduardo Mondlane.
Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) e PhD pela Universidade de Coimbra e Universidade de Lisboa, a professora criou, em 2014, o Grupo de Pesquisa Comunicação e Cidadania da UniSantos. Ainda na mesma instituição de Ensino Superior, ela coordenou o Curso de Extensão para a Terceira Idade.

Em 2000, Benalva foi a responsável por organizar o Encontro de Ciências da Comunicação dos Países de Língua Portuguesa, em São Vicente. 

Benalva deixa um filho e um neto. O velório ocorre na sala 1 da Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos, na manhã desta terça-feira. A cerimônia de cremação ocorrerá às 14h. 

Dani Paulino e Klaytinho


Daniela Paulino

Na sexta-feira (2), faleceram Daniela Paulino, de 48 anos, que havia sofrido recentemente um AVC e vinha lutando contra um câncer, e o repórter cinematográfico Klayton Christian Gonçalves, de 44.


Klayton Christian Gonçalves

O SJSP soma-se neste momento à dor da perda desses colegas e deseja muita força aos familiares.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo