Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

SJSP convoca categoria para participar do Dia Internacional das Mulheres (8/3)

SJSP convoca categoria para participar de atos do Dia Internacional da Luta das Mulheres (8/3)

Considerando a importância do Dia Internacional da Luta das Mulheres, celebrado em 8 de março, em uma categoria majoritariamente feminina, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) convoca as jornalistas a participarem do ato do próximo domingo (8).

Sob o lema “Mulheres contra Bolsonaro, por nossas vidas, democracia, direitos e justiça para Marielle, Claudias e Dandaras”, diversas manifestações acontecerão por todo o país para protestar contra o aumento do número de feminicídio, o desmonte da Previdência e dos serviços públicos e o descaso do governo Bolsonaro.

Em São Paulo, o ponto de encontro da categoria está marcado para às 13h, no Espaço Cultural Lélia Abramo, à Rua Carlos Sampaio, 305 (Metrô Brigadeiro). De lá, elas irão se somar com os outros movimentos sociais e feministas na Avenida Paulista, 1853 – em frente ao Parque Mário Covas, onde partem em marcha pela cidade.

Maioria entre a categoria, as mulheres jornalistas tem salário 16,1% menor que os homens. (Leia mais sobre o tema no perfil da categoria)

No Brasil, as mulheres jornalistas são vítimas de violência durante o exercício profissional em 21,67% dos casos em que houve identificação do gênero de acordo com o Relatório da Violência e Liberdade de Imprensa no Brasil publicado recentemente pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). Em São Paulo, 20% dos profissionais agredidos que tiveram o gênero identificado eram mulheres.

Diante dos dados, o SJSP reforça a importância que as mulheres jornalistas se integrem aos atos no domingo, dia 8, e vistam lilás nas redações e locais de trabalho na segunda-feira, dia 9, como forma de protesto contra os assédios moral e sexual, e os ataques sexistas, machistas e misóginos.

Confira os locais de mobilização das mulheres no domingo, 8 de março
 

São Paulo
Onde: Av. Paulista, 1853 (Parque Mário Covas, a duas quadras do Masp)
Horário: 14h
Concentração das jornalistas
Onde: Espaço Cultural Lélia Abramo. Rua Carlos Sampaio, 305, ao lado do Metrô Brigadeiro
Horário: 13h

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo