Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Sindicatos recebem proposta de mediação do TST para o ACT da EBC e convocam assembleia

Sindicatos recebem proposta de mediação do TST para o ACT da EBC e convocam assembleia

Após o grande esforço de negociação dos sindicatos com o TST e da resistência dos trabalhadores para uma melhor proposta, o vice-presidente do TST Ministro Renato de Lacerda Paiva apresentou nesta terça (13) uma nova mediação para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Assim, os Sindicatos convocam assembleia na próxima terça-feira (20/8), às 13h30, para avaliar a proposta. 

O resultado da mediação foi uma proposta de dois anos de acordo coletivo, a partir data-base de novembro 2018. A proposta prevê reajuste salarial de 90% do INPC (índice de referência do TST) de novembro de 2018, com retroativos a janeiro de 2019. Seria mantido apenas um ticket alimentação extra, mas sem reajustes nos benefícios. Para a data-base de novembro de 2019, a proposta mediada é de reajuste de 70% do INPC e manutenção de um ticket extra, também sem reajuste nos demais benefícios. 

A proposta foi um avanço em torno da mediação apresentada em maio e rejeitada pela assembleia. Na época, o TRT propôs 80% do INPC para 2018 e ainda levava para judicialização a mensalidade paga pelos associados dos sindicatos pelo desconto em folha, que acabou sendo mantida no acordo.

As cláusulas sociais seriam mantidas a partir dos acordos já negociados pelos sindicatos e aprovados na assembleia de maio de 2019. A complementação previdenciária terá um teto de R$ 8 mil e validade de 120 dias. A proposta de abono de falta mediada permite a reutilização do benefício por 10 dias para acompanhamento a consultas médicas de dependentes e 15 dias para internações, podendo ainda ser prorrogado em caso de doenças graves. A cláusula de desvio de função permanecerá dentro de um outro artigo do ACT. Também foi incluído a compensação da jornada por 2 horas diárias durante o prazo de 30 dias e a divisão das férias em 3 períodos.

Outra cláusula apresentada pela mediação prevê a contribuição assistencial aos sindicatos, aprovado em assembleia, em 50% de um dia de trabalho, permitindo a negativa dos trabalhadores por escrito aos sindicatos no prazo de 20 dias.

Os trabalhadores têm o prazo até o dia 21 para se posicionarem sobre a proposta. A EBC solicitou um prazo maior, até dia 27, quando seu Conselho se reunirá para também se posionar sobre a mediação do TST.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo