Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Sindicatos protestam e RedeTV! se compromete a acertar salários

Sindicatos protestam e RedeTV! se compromete a acertar salários


redetv2

 

Na manhã desta terça-feira (11), o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e dos Radialistas fizeram uma manifestação conjunta em frente à sede da Rede TV!, em Osasco, para protestar contra o atraso nos salários dos trabalhadores, inclusive dos jornalistas.

Os sindicatos haviam programado nova manifestação para o período da tarde, mas o ato foi suspenso porque a diretoria da Rede TV! se comprometeu a pagar os salários ainda no final do dia. Caso a empresa não cumpra o compromisso, um novo protesto deve acontecer às 10 horas desta quarta-feira (12).

Na semana passada,  a direção do SJSP já havia recebido denúncias de que alguns setores da empresa, inclusive dos jornalistas frilas da área de Web, estavam sem receber pagamento e que havia corte de pessoal, principalmente na área técnica. Nos bastidores a notícia é de que até a apresentadora Hebe está sem receber pagamento há alguns meses.

Os trabalhadores que procuraram o Sindicato para fazer as denúncias disseram que os problemas são os mesmos em todo o Brasil. A falta de pagamento pode afetar também o serviço de fornecedores, incluindo o restaurante que está sob ameaça de corte no fornecimento pois, segundo as mesmas denúncias, está sem receber o devido pagamento. Há um clima de intranquilidade, principalmente porque os atuais donos da RedeTV!, Marcelo Carvalho  e Amilcare Dallevo, parece que não se entendem na política de administração da empresa e não estão conseguindo estancar a crise. O Sindicato apurou que Marcelo chegou, inclusive, a pensar em vender as ações que tem na emissora.

 

Ministério Público do Trabalho

 

Os problemas na RedeTV! se aprofundaram no final do ano passado por falta de pagamento dos PJs – procedimento de contratação ilegal – e se agravaram com a saída do programa Pânico na TV para a Rede Bandeirantes. O Sindicato chegou a ingressar com denúncia no Ministério Público do Trabalho (MPT) para que a empresa regularizasse os pagamentos devidos, o que de fato acabou acontecendo. Em março deste ano, houve novas demissões, com corte de 30% na folha de pagamento, que não afetou diretamente o Jornalismo.

 


veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo