Os Sindicatos de Jornalistas e dos Radialistas do DF se reuniram, nesta quarta-feira (26), com representante da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom-PR) para cobrar o andamento do PCR e do concurso público da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Diante da impossibilidade apresentada pela Secom de um encontro on-line, participaram apenas os sindicatos sediados em Brasília. Os representantes dos trabalhadores foram recebidos pelo chefe de gabinete da secretaria-executiva da Secom, Leonardo dos Santos Dantas.
Os sindicatos cobraram um compromisso da Secom com o PCR e o concurso, transmitindo ao representante da pasta a angústia dos trabalhadores com a lentidão do processo e o temor de que, devido a mudança da gestão da Secom e provável mudança na EBC, o PCR e o concurso venham a ser negligenciados.
Leonardo respondeu que não há intenção de deixar o PCR de lado e que todas as demandas apresentadas pelos sindicatos serão repassadas ao secretário-executivo, Tiago Cesar dos Santos, que deve transmitir as demandas ao ministro Sidônio Palmeira. O assessor da Secom ressaltou ainda que a gestão está em fase de transição e que, ele mesmo, está há apenas três semanas na pasta.
Fomos informados que, no mesmo dia da reunião, a Secom solicitou à Sest uma reunião sobre o andamento do PCR para entender como está a análise do nosso plano de cargos. Porém, o chefe de gabinete informou que a data da referida reunião não havia sido marcada.
Os sindicatos também cobraram o retorno do Grupo de Trabalho (GT) do concurso público, parado há mais de seis meses. No início de fevereiro, os sindicatos enviaram ofício para direção da EBC cobrando o retorno do GT, mas fomos solenemente ignorados pela direção da companhia.
O representante da Secom afirmou que a pasta vai buscar com a direção da EBC um diálogo sobre o GT do concurso. Por fim, foi cobrada a nomeação dos integrantes dos comitês de participação social, que ainda não foram instalados.
Sindicatos dos Jornalistas do DF, Rio e SP
Sindicatos dos Radialistas do DF, RJ e SP