Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Sindicato repudia postura da CBF que impediu exercício profissional de repórter em partida da série B

Sindicato repudia postura da CBF que impediu exercício profissional de repórter em partida da série B

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) repudia com veemência a atitude dos agentes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na partida da série B, entre Botafogo X Confiança, na última terça-feira, dia 11, que resultou no cerceamento do exercício profissional do repórter fotográfico José Francisco Pimenta. A partida aconteceu no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP).

O profissional de imprensa foi impedido fisicamente de entrar no estádio para exercer seu trabalho, mesmo estando com as devidas credenciais profissionais – a carteira da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e a identificação da Associação dos Repórteres Fotográficos (Arfoc). O SJSP exige que os profissionais de imprensa tenham seu exercício profissional resguardado e garantido com acesso ao gramado, de acordo com regras condizentes e respeitosas.

As regras de atuação aos profissionais de imprensa, impostas pela CFB, não foram dialogadas com a categoria e não condizem com o dia a dia dos profissionais. Entre elas, destaca-se a chegada com trinta minutos de antecedência à partida, posse de uma banqueta individual para que possa trabalhar sentado próximo ao gramado e as credenciais profissionais da Fenaj e da Arfoc.

O SJSP se propõe a encaminhar, juntamente com a Fenaj, medidas para corrigir tais atitudes e assegurar o direito ao exercício profissional dos jornalistas.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo