Pular para o conteúdo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Sindicato garante data-base de Rádio e TV e assina com Assessoria de Imprensa

Sindicato garante data-base de Rádio e TV e assina com Assessoria de Imprensa

logo_radio_e_tv 

A primeira rodada de negociação da campanha salarial de Rádio e TV que foi realizada nesta quarta-feira, dia 23 de novembro, já garantiu direitos para a categoria. Uma delas foi a manutenção da data-base, que é 1º de dezembro, o que significa que se a negociação for fechada em 2012 o pagamento será retroativo a 2011. A direção do Sindicato também conseguiu a aprovação 12 cláusulas da pauta de reivindicações da categoria que contém 52 itens.

A segunda rodade de negociação está agendada para a próxima semana, onde será discutida a segurança no trabalho, a violência e os perigos das reportagens em situação de risco. Também serão apresentadas as cláusulas econômicas, que entre elas, prevê reajuste dos salários com base no percentual do INPC apurado mais 3% de aumento real, ou seja, um total de 9,59% (estimativa pois o mês de novembro ainda não foi apresentado). De acordo com a proposta, que reinvindica a unificação dos pisos da capital e interior, o salário de 5 horas passaria para R$ 1.750,00 e para 7 horas R$ 3.062,00.

“A negociação deste ano tem como prioridade a questão da segurança dos jornalistas em coberturas de risco. Tal exigência partiu da própria categoria. Por conta disto, o item é destaque na pauta”, ressaltou o presidente do Sindicato dos Jornalistas no Estado de São Paulo, José Augusto Camargo (Guto).

Participaram da negociação o presidente do Sindicato, José Augusto Camargo (Guto), a secretária de Ação e Formação Sindical, Telé Cardim, a secretária de Cultura e Comunicação, Rose Nogueira, a secretária de Relações Sindicais e Sociais, Evany Sessa, a secretária do Interior e Litoral, Lílian Parise e o diretor da Regional Oeste Paulista, Sérgio Barbosa.

Assessoria de Imprensa: O texto da Convenção Coletiva de Assessoria de Imprensa será assinado na próxima semana e encaminhado ao Ministério Trabalho e Emprego, conforme prevê a legislação. Com base no acordo acertado os trabalhadores em assessoria de imprensa receberão reajuste no piso salarial de 6,44%.

veja também

relacionadas

mais lidas