Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

RTV CULTURA CELEBRA ESCOLHA DE JORNALISTAS DEMITIDOS ENTRE OS MAIS ADMIRADOS DE PREMIAÇÃO

A atitude irritou empregados pela hipocrisia e oportunismo. Dois dos escolhidos foram demitidos no mês de setembro, em processo de enxugamento promovido pela Fundação Padre Anchieta.
Redação - SJSP

O Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira divulgou sua lista de finalistas na terça-feira (24/09). Entre os 50 jornalistas escolhidos, 5 são da TV Cultura. São eles: Adriana Couto (Metrópolis), Cris Guterres (Estação Livre), Daiane Amaral (Boas Práticas Escolares, atuava também no Estação Livre), Joyce Ribeiro (Jornal da Tarde) e Lucas Veloso (Estação Livre). O site da emissora divulgou os nomes na semana passada, celebrando as escolhas dos jornalistas e promovendo o canal como um local de destaque na cobertura de pautas raciais e antirracistas.

A ironia é que parte dos profissionais finalistas foram dispensados e os programas permanecem na grade de programação da emissora apenas com reprises e sem previsão de retomada. Em setembro (7) a direção da empresa realizou uma série de cancelamentos de programas e demissões de funcionários que levaram mais de cem trabalhadores a perderem seus postos de trabalho. Em comunicado à imprensa, a Fundação Padre Anchieta (FPA) justificou os cortes dizendo que “a redução de quadro se deve a um projeto de reestruturação da emissora, adequando a grade de programação à capacidade instalada, redução de custos e investimentos em novos programas”. Mas novos projetos também foram cancelados.

A demissão de reconhecidos profissionais de seu quadro tem promovido um processo de ebulição na TV, com forte insatisfação por parte dos empregados, e insegurança sobre o futuro da emissora. Desde abril deste ano o governador Tarcísio de Freitas intensificou os ataques à Cultura, buscando aumentar a interferência do governo no projeto de comunicação pública, instalado no Estado de São Paulo desde o início da década de 60. O que se deu a partir de então foram ataques ao orçamento da FPA, ao Conselho Curador e ameaça de instalação de uma CPI na Assembleia Legislativa. Em setembro, seis programas foram retirados da grade de programação, com as perdas de postos de trabalho e da qualidade da programação da tv, reconhecida mundialmente em premiações internacionais.

A TV Cultura, apesar dos ataques e do desmonte, figura entre os +Admirados da premiação na categoria Veículo Geral, ao lado da Agência Brasil, G1, TV Globo e GloboNews. Não graças à atual gestão do Estado de São Paulo.

O +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira é uma iniciativa organizada por Jornalistas&Cia, em parceria com 1 Papo Reto, Portal Neo Mondo e Rede Jornalistas Pretos. Este ano é sua segunda edição. Ao todo, foram 121 jornalistas, 14 veículos, 27 veículos liderados por jornalistas negros e 11 profissionais de imagem foram classificados para a segunda etapa da votação.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo