No último sábado (24) uma parte do forro de gesso do teto da redação de São Paulo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) cedeu, caindo sobre quatro estações de trabalho. Por sorte não houve feridos. O incidente se deu, segundo a direção da empresa, por causa de um vazamento de um bebedouro de água localizado no piso superior (mezanino).
A empresa suspendeu o plantão daquele final de semana para que fossem realizados reparos na redação. Questionados sobre as condições de segurança do edifício e a manutenção predial, a gestão da empresa alegou que realizaria o conserto do teto, mas que o problema não necessitaria de um laudo técnico para a liberação do espaço para o retorno ao trabalho.
Os problemas de manutenção predial e infra-estrutura na EBC-SP se avolumam. Falta de manutenção do ar condicionado da empresa, problemas no ingest, problemas na estrutura do estúdio e o sempre presente risco de alagamento se somam a outras tantas denúncias que os empregados da EBC-SP fizeram às entidades sindicais. Os relatos ganharam mais força após o projeto de mudança da sede para a Av. Paulista, tão necessário para os trabalhadores, ser abandonado por falta de orçamento.
Por causa do crescente clima de insegurança presente na praça de São Paulo, o Sindicatos dos Jornalistas e dos Radialistas convocaram uma plenária segunda-feira (26) onde foram discutidos os problemas e ações a serem tomadas. Uma das ações foi a imediata convocação de uma assembleia para a deliberação sobre as questões da estrutura predial da sede de São Paulo, a segurança dos trabalhadores e possíveis mobilizações dos empregados.
Com isso, o Sindicato dos Jornalistas e o Sindicato dos Radialistas convocam os trabalhadores de São Paulo da Empresa Brasil de Comunicação para uma assembleia na segunda-feira (2), as 13 horas, conforme edital publicado abaixo.
VEJA EDITAL DE CONVOCAÇÃO
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, nos termos dos estatutos da entidade e conforme a legislação vigente, convoca todos os empregados(as) jornalistas da Empresa Brasil de Comunicação – EBC lotados no Estado de São Paulo, para participarem de uma Assembleia Geral Extraordinária, que se realizará no dia 02 de junho de 2025, na sede da empresa, às 13h em primeira convocação com o quórum estatutário, ou às 13h30min em segunda convocação, com qualquer número de presenças, conforme previsto no artigo 8º, III e VI da Constituição Federal e conforme os Estatutos das Entidades Sindicais que representam os trabalhadores(as). A assembleia será realizada nas dependências da EBC-SP, presencialmente, cientes que esta assembleia ocorrerá de forma conjunta e simultânea com o os demais empregados radialistas da EBC de São Paulo, representados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão no Estado de São Paulo, para deliberarem sobre a seguinte ordem do dia:
1 – Discussão sobre os problemas estruturais do edifício da EBC-SP e da segurança dos trabalhadores da empresa;
2 – Avaliação sobre necessidades de mobilização ou aprovação de Greve ou Paralisação dos trabalhadores;
3 – Assuntos de caráter informativo pertinente à pauta.
São Paulo, 28 de maio de 2025.
Thiago Tanji
Presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo