Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos abre inscrições para sua 46ª edição

Redação

Criada em 1978, premiação reconhece jornalistas, repórteres fotográficos, escritores e artistas do traço cujas produções valorizam a democracia e os direitos humanos. Inscrições prosseguem até 20 de julho.

As inscrições para a 46ª edição do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos estão abertas de 20 de junho a 20 de julho de 2024. O tradicional Prêmio reconhece jornalistas, repórteres fotográficos, escritores e artistas do traço que, por meio do trabalho cotidiano, defendem a democracia e os direitos humanos.

Os interessados podem acessar o site www.premiovladimirherzog.org e conferir o regulamento. Para esta 46ª edição são aceitos trabalhos jornalísticos publicados ou veiculados no período compreendido entre 31 de julho de 2023 a 20 de julho de 2024, inclusive.    

São sete as categorias de premiação:

  • Produções jornalísticas em texto publicadas em veículos impressos ou eletrônicos
  • Produções jornalísticas em áudio – reportagens ou documentários 
  • Produções jornalísticas em vídeo – reportagens ou documentários 
  • Produções jornalísticas em multimídia publicadas na internet
  • Fotografia – foto ou série fotográfica publicada em veículos impressos ou eletrônicos
  • Arte – ilustrações, charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos publicados em veículos impressos ou eletrônicos
  • Livro-reportagem – obras editadas e lançadas no ano de 2023

“Em mais uma edição, vamos reconhecer profissionais da comunicação e personalidades fundamentais que exercitam e promovem os direitos essenciais no nosso país”, afirma Giuliano Galli, presidente do Instituto Prêmio Vladimir Herzog. Para ele, o mais tradicional e respeitado prêmio de jornalismo brasileiro reúne histórias que mostram fatos importantes da vida brasileira.

No ano passado, dos 630 trabalhos inscritos, foram 24 produções  selecionadas para a etapa final. “Tivemos inscrições de quase todo o país e esperamos que neste ano não seja diferente”, afirma Ana Luisa Gomes, diretora da OBORÉ e responsável há 14 anos pela curadoria do Prêmio. “Com tantos temas urgentes com os quais convivemos no Brasil, a pauta cotidiana do jornalismo profissional é um grande termômetro social e político de nossa sociedade. A democracia e os direitos humanos no país também estão ligados às boas práticas do jornalismo. Este prêmio é exemplo disso”, destaca.   

Comissão organizadora  

Desde a sua primeira edição, concedida em 1979, o Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog presta homenagem a personalidades e profissionais da comunicação que se destacam na promoção dos direitos humanos fundamentais e celebra a vida e obra do jornalista Vladimir Herzog, torturado e assassinado pela ditadura civil-militar no dia 25 de outubro de 1975 nas dependências do DOI-CODI (Destacamento de Operações de Informações do Centro de Operações de Defesa Interna), em São Paulo.

Ano passado, na histórica edição de 45 anos, a premiação passou a ser organizada pelo Instituto Prêmio Vladimir Herzog, associação civil de direito privado, sem fins lucrativos ou político-partidários, fundada em novembro de 2022, em São Paulo. A entidade reúne 17 instituições da sociedade civil, além da família Herzog: Associação Brasileira de Imprensa (ABI); Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI); Artigo 19; Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo; Conectas Direitos Humanos; Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP); Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ); Geledés; Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Nacional); Instituto Vladimir Herzog, Instituto Socioambiental (ISA); Ordem dos Advogados do Brasil – Secção São Paulo; Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo; Coletivo Periferia em Movimento; Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo; Sociedade Brasileira dos Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e União Brasileira de Escritores (UBE).  

CALENDÁRIO

  • Regulamento e Inscrições aqui
  • Período: de 20 de junho e 20 de julho de 2024
  • Sessão pública de julgamento e divulgação dos vencedores: 10 de outubro, quinta-feira, com transmissão ao vivo
  • Roda de Conversa com os ganhadores e Solenidade de Premiação: 29 de outubro, terça-feira, no Tucarena, em São Paulo 

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo