Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Praça Vladimir Herzog recebe Foliões da Paulicéia em 25 de janeiro

Show gratuito integra a programação do evento mensal ‘Todo Mundo Tem Que Falar, Cantar e Comer’ e celebra o nascimento de Elifas Andreato, artista que contribuiu para o projeto da Praça, e da cidade de São Paulo.
Thaís Manhães

No último domingo do mês, 25 de janeiro, a partir das 11 horas, o público está convidado a ocupar a Praça Memorial Vladimir Herzog para celebrar o 472º aniversário da cidade de São Paulo e, sobretudo, o nascimento de Elifas Andreato, que completaria 80 anos em 22 de janeiro. Elifas foi o artista responsável pelo projeto original da Praça, que abriga quatro obras de sua autoria.

Se você está chegando agora por aqui, a gente explica. O evento de nome comprido Todo Mundo Tem Que Falar, Cantar e Comer! é organizado por 23 entidades que integram o Coletivo Cultural Associação de Amigos da Praça Memorial Vladimir Herzog, entre elas o Instituto Vladimir Herzog, a Câmara Municipal de São Paulo e a OBORÉ.

As atividades têm como objetivo preservar a memória do jornalista Vladimir Herzog e, ao mesmo tempo, celebrar a vida e os projetos de uma geração que lutou para que os valores da democracia, da liberdade, da igualdade e da fraternidade se afirmassem no país.

O evento acontece sempre no último domingo de cada mês e reúne três elementos centrais: um grupo musical, que nesta primeira edição do ano será os Foliões da Paulicéia; uma turma que prepara a comida, a Confraria dos Cozinheiros da Liberdade; e um palco aberto, com microfone disponível para manifestações artísticas, políticas e, claro, democráticas. Ah, e o evento sempre começa com a caipirinha de boas-vindas preparada pelo Paulo Cseh, José Carlos Iacomussi e Leonardo Paschoal Cseh.

Para embalar as duas datas importantes deste mês de janeiro, a partir do meio dia o grupo musical preparou um repertório de clássicos do samba paulistano, com canções de Adoniran Barbosa, Paulo Vanzolini e Germano Mathias.

formação é de gente genial: Helinho Guadalupe (músico, cavaquinista, violonista, compositor e cantor), Lipe Canindé (multi-instrumentista), Renato Passarinho (cantor e percussionista), Edinho Silva (cantor, violonista e compositor), Marlene Mendes (cantora e pandeirista) e Ed Carioca (percussão geral).

Com um repertório engajado, o grupo propõe um passeio pela história da música popular brasileira. A apresentação dialoga diretamente com o legado de Elifas Andreato, nosso aniversariante do mês e um dos maiores artistas a ilustrar capas de discos icônicos na história do país.

Segundo os integrantes do grupo, o show une tradição e identidade própria. “Os Foliões da Paulicéia celebram o samba em sua essência, proporcionando ao público uma experiência musical rica, envolvente e cheia de história”, diz o release.

Desta vez, a estrela da praça será um parente delicioso da Feijoada, preparado pela Confraria dos Cozinheiros da Liberdade, representado nesta edição por Breno Raigoroviski. Trata-se do Feijão Rico, que começa com um torresmo bem crocante, que solta a gordura necessária para refogar as cebolas, as cabeças de alho e servir de base para o cozimento do feijão preto que, com a ajuda de uma porção de linguiça portuguesa e paio, faz a leguminosa pretinha esbanjar sabor, ainda mais com as folhas de louro, com o cominho e mais coisinhas. Sobre o arroz, o prato que nasceu pobre fica rico e gordo como quê.

José Roberto Torero, jornalista, roteirista, escritor e cineasta lançará o livro “Diário do Bolso: da derrota à cadeia“, sétimo livro da série “Diários de Bolso”, editora Padaria de Livros. Veja a descrição da contracapa.

“Este livro conta desde a derrota de Bolsonaro nas eleições de 2022 até a sua prisão em dezembro de 2025. É claro que muitos jornais e sites também contaram esse período ao seu modo. Mas aqui ele é narrado por um personagem especial: o próprio ex-presidente. O escritor J. R. Torero e o ilustrador Ivo Minkovicius incorporaram o espírito (de porco) do Capitão e fizeram um falso diário. Nele, temos as ideias (se é que podemos chamá-las assim), as opiniões (leia-se xingamentos) e os mais profundos sentimentos (inclusive os medos) do capitão. Vamos tentar entender como pensa o homem que falsificou seu atestado de vacinação, que vendeu joias e relógios que a nação recebeu de governos estrangeiros, que lançou um perfume com seu nome, que tentou dar um golpe militar e planejou matar o presidente e seu vice. É uma chance única. Afinal, o fake do fake é a verdade. Não é verdade?”

Lugar de encontros e reencontros

Desde 2022, em todo último domingo do mês, o evento “Todo Mundo Tem Que Falar, Cantar e Comer” acontece na Praça por iniciativa do Coletivo Cultural Associação de Amigos da Praça Vladimir Herzog.

Em agosto de 2025, a Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei 397/2023, de autoria do vereador Eliseu Gabriel (PSB), que inclui o evento no calendário oficial da cidade de São Paulo. A proposta agora aguarda sanção do prefeito Ricardo Nunes (MDB).

Vale lembrar que a Praça é reconhecida como Ponto de Memória pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) e como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura.

Veja a lista das entidades que compõem o Coletivo Cultural Associação de Amigos da Praça Vladimir Herzog:

  • Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos de São Paulo
  • Banca Livraria dos Jornalistas Vladimir Herzog
  • Câmara Municipal de São Paulo
  • Canal da Praça
  • Centro Acadêmico Vladimir Herzog | Cásper Líbero
  • CÉU – Museu de Arte a Céu Aberto
  • Coletivo Café Sem Pauta
  • Coletivo Paulo Freire Zona Norte
  • Colibri & Associados Comunicações
  • Constructo
  • Escola da Cidade
  • FotosPúblicas.com
  • Instituto Elifas Andreato
  • Instituto Equipe Educação, Cultura e Cidadania
  • Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão de Políticas Públicas e Sociais
  • Instituto Premier
  • Instituto Vladimir Herzog
  • OBORÉ
  • Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania
  • Sindicato dos Advogados e Advogadas do Estado de São Paulo (SASP)
  • Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP)
  • Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP)
  • Sindicato dos Professores de São Paulo (Sinpro-SP)


Como chegar na Praça: Rua Santo Antônio, 33, Bela Vista – São Paulo – SP, atrás da Câmara Municipal, em frente ao Terminal Bandeira.

Relembre no portfólio algumas edições do Todo Mundo Tem Que Falar, Cantar e Comer.

veja também

relacionadas

mais lidas

Acessar o conteúdo