Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Praça Herzog recebe escultura sábado (6)

Praça Vladimir Herzog recebe escultura em homenagem a jornalistas

À esquerda, a escultura do Prêmio Herzog que será inaugurada na praça. Fotomontagem de Elifas AndreatoInaugurada em 2013 sob iniciativa da Câmara Municipal de São Paulo, a Praça Vladimir Herzog está prestes a ganhar uma nova atração: a escultura em ponto grande do troféu do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, criado pelo artista plástico Elifas Andreato. O evento de inauguração da obra acontece neste dia 6 de abril (sábado), véspera do Dia do Jornalista, que também será celebrado na ocasião.

Inaugurada em 2013, em meio às iniciativas ligadas à Comissão Municipal da Verdade, que também levou o nome de Vladimir Herzog, a praça já conta com duas obras de Elifas Andreato: uma versão ampliada da estátua Vlado Vitorioso, criada pelo artista em 2008; um mosaico, feito por crianças do Projeto Âncora, que reproduz a obra “25 de outubro”, criada em 1981. Além disso, a praça também abriga a Banca Jornalista Vladimir Herzog.

> Confirme sua presença na página do evento

A escultura do Troféu do Prêmio Vladimir Herzog foi viabilizada pela vereadora Soninha Francine, que agora se soma à lista de indivíduos, entidades e outros vereadores – Police Neto, Ítalo Cardoso, Gilberto Natalini, Eliseu Gabriel, Juliana Cardoso, Antônio Donato, José Américo e Milton Leite – que desde 2013 se dedicam em garantir a existência e a preservação deste espaço público de convivência em um local  privilegiado – a praça é vizinha à Câmara Municipal de São Paulo, ao Terminal Bandeira, a diversas estações de metrô e importantes vias de acesso da cidade.

A obra a ser inaugurada é uma reprodução do troféu do Prêmio Vladimir Herzog, que desde 1979 é entregue aos profissionais da imprensa que mais se destacam com matérias e reportagens sobre a Anistia e os Direitos Humanos. Atualmente, 13 entidades compõem a comissão organizadora do prêmio. São elas: Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI); Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil (UNIC Rio); Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo; Conectas Direitos Humanos; Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP); Sociedade Brasileira dos Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom); Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Nacional); Ordem dos Advogados do Brasil – Secção São Paulo; Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo; coletivo Periferia em Movimento; Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e Instituto Vladimir Herzog. A curadoria é da Oboré.

SERVIÇO
Inauguração da escultura “Troféu Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos”
Data: 6 de abril de 2019 (sábado)
Horário: A partir das 10h
Local: Praça Vladimir Herzog – Rua Santo Antônio, 33 – Bela Vista (próximo ao Terminal Bandeira e ao Metrô Anhangabaú/Linha 3-Vermelha)

*Com edição do SJSP

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo