Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Plebiscito inédito no jornal A Tribuna de Santos

Plebiscito inédito no jornal A Tribuna de Santos


santos plebiscito

 

Funcionários do centenário jornal da Baixada Santista participam de consulta plebiscitária inédita sobre o plano de saúde da empresa


Há pouco mais de seis meses a direção do jornal A Tribuna de Santos promoveu mudança no regime de pagamento do plano de saúde dos funcionários, sem  prévia consulta e negociação sindical, o que gerou descontentamento geral entre os trabalhadores em todos os setores da empresa (jornalismo, administrativo e gráficos).

Por conta dessa decisão da empresa os Sindicatos dos Jornalistas e Administrativos acionaram a empresa no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que obrigou a empresa a retornar para o plano de saúde antigo.

Como se passaram seis meses da mudança de plano de saúde, e tendo em vista a recente decisão do TRT, os Sindicatos resolveram realizar uma consulta plebiscitária envolvendo trabalhadores e trabalhadoras para que os trabalhadores possam decidir diretamente, se preferem o retorno ao sistema de pagamento do plano de saúde anterior (valor fixo independente do nível de utilização) ou preferem permanecer no sistema atual (valor variável conforme a utilização). No dia 21 de outurbo, a votação está aconteceu na sede do Sindicato dos Jornalistas em Santos.

Dirigentes sindicais José Eduardo, secretário do Interior do SJSP e Domingos Fontan, secretário geral dos Administrativos, acompanham a realização do plebiscito. O coordenador da Baixada Santista, Glauco Braga e os advogados Raphael Maia, do SJSP e Catarina Benetti do Sindicato dos Administrativos das empresas de Jornais e Revistas estão dando o suporte jurídico.

Para José Eduardo a realização desse plebiscito é muito importante não só para o SJSP e Sindicato dos administrativos, mas para o movimento sindical. “Hoje é um dia histórico para os trabalhadores, em especial Jornalistas, Administrativos e Gráficos pois, além referendarmos a decisão do TRT, vamos mostrar não só para a Tribuna de Santos, mas também a todas as empresas que é preciso consultar sempre os Sindicatos quando quiserem realizar alguma mudança que afete a vida dos trabalhadores e trabalhadoras”.

 

 

 


veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo