O presidente da Associação Mundial dos Trentinos, Alberto Tafner, visitou na manhã desta sexta-feira (23) a Câmara Municipal de Piracicaba. Na oportunidade, manteve contato com o diretor da Regional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) da cidade, Martim Vieira, sobretudo por que o visitante é jornalista, com passagens pela Radiotelevisione Iraliana (RAI), onde trabalhou por 40 anos.
Martim aproveitou a visita para perguntar como anda o jornalismo na Itália. Segundo Tafner, naquele país há exigência de diploma em Jornalismo para atuar na área. O dirigente também aproveitou a oportunidade para falar sobre as atividades do SJSP e presenteou-o com um exemplar do Código de Ética dos Jornalistas elaborado pelo Sindicato.
Histórico
Há 227 comunidades de trentinos no mundo, incluindo os 62 circolos brasileiros. A chegada de tiroleses ao Brasil, principamente trentinos, se deu por volta de 1859 e 1936, onde fundaram colônias e cidades. Diversos grupos seguiram para a Argentina e demais países da América Latina. Nos mais de 100 anos, muitos descendentes tiroleses ainda preservam a cultura, o idioma e as tradições de seus antepassados.
Foto: Davi Negri – Alberto Tafner e Martim Vieira com suas respectivas credenciais de jornalista