O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo contribui com a divulgação de duas pesquisas que auxiliarão a traçar o perfil da categoria.
Nelas, jornalistas de todo o Brasil têm até o fim de setembro de 2021 para participar de duas pesquisas que visam mapear características socioeconômicas e demográficas, condições de saúde e qualidade de vida da categoria, além traçar um perfil racial de quem está atuando nas redações hoje.
A jornalista Camila Silva, da Cojira-SP, conversou com os coordenadores de cada pesquisa para entender melhor os objetivos, recortes e metodologias de cada estudo. Você pode conferir as entrevistas no vídeo.
A pesquisa Perfil do Jornalista Brasileiro foi desenvolvida por pesquisadores voluntários, dentro do Laboratório de Sociologia do Trabalho da Universidade Federal de Santa Catarina (Lastro/UFSC) e tem coordenação-geral do jornalista e prof. Samuel Lima. Para saber mais informações, acesse o site da Universidade https://perfildojornalista.ufsc.br/ ou participe da pesquisa através deste link: https://www.surveymonkey.com/r/perfiljornalista
O censo racial é um levantamento exclusivo para quem está atuando nas redações e possui um e-mail profissional. O projeto foi idealizado pelo Portal dos Jornalistas/Jornalistas&Cia e tem coordenação de Maurício Bandeira, diretor do Instituto Corda.
Para participar e saber mais sobre o estudo “Perfil Racial da Imprensa Brasileira” acesse o site do Portal dos Jornalistas. https://perfilracial.portaldosjornalistas.com.br/