Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Percival de Souza: “É muito importante que você, jornalista profissional, faça a sua filiação ao Sindicato. Isso é muito importante para a nossa categoria”

Percival de Souza: “É muito importante que você, jornalista profissional, faça a sua filiação ao Sindicato. Isso é muito importante para a nossa categoria”

Filiado ao Sindicato dos Jornalistas de São Paulo desde 1965, o jornalista Percival de Souza destaca que “é muito importante que você, jornalista profissional, faça a sua filiação para o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo. Isso é muito importante para a nossa categoria”.

Percival de Souza é escritor e jornalista há 50 anos. Especialista em jornalismo investigativo e nas áreas de segurança e criminologia, atua na imprensa desde os 14 anos, quando começou na redação da Folha de S. Paulo e seguiu para a Quatro Rodas. Foi um dos fundadores do Jornal da Tarde e passou pela redação do Notícias Populares. É vencedor de quatro prêmios Esso de Jornalismo por suas reportagens, recebeu o título de Cidadão Paulistano pela Câmara Municipal de São Paulo e a Menção Honrosa do 25º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia de Direitos Humanos 2003 na categoria Livro de Reportagem com a obra Narcoditadura – O caso de Tim Lopes. Percival escreveu 18 livros e, atualmente, é comentarista de segurança pública na Record TV.

O depoimento faz parte de uma série de minivídeos que o SJSP produz para a nova Campanha de Sindicalização, que foi lançada em meados de março e já conquistou centenas de novos filiados e estudantes pré-sindicalizados. Com o mote Em legítima defesa, sindicalize-se!, a campanha acontece para garantir a unidade da categoria na luta coletiva e a autossustentação financeira do Sindicato diante de um cenário de crescimento da retirada de direitos trabalhistas e de ataques à organização sindical.

Dirigentes sindicais da capital, interior e litoral estão percorrendo as redações para dialogar com jornalistas sobre a importância da unidade e da resistência da categoria para continuar a construir um Sindicato cada vez mais forte, legitimado nas bases e no aumento do número de filiados. Os debates pautam ainda as campanhas salariais de Jornais e Revistas, a luta contra a reforma da Previdência e os ataques do governo federal às entidades sindicais.

A Campanha de Sindicalização é também uma resposta do SJSP ao aprofundamento da reforma trabalhista que exige, mais do que nunca, o fortalecimento da atuação do Sindicato para defender coletivamente os jornalistas contra as tentativas de intensificar os ataques aos direitos trabalhistas e às condições  de trabalho, com a precarização do emprego e da renda, já que a categoria é das mais atingidas pela “pejotização”, desrespeito à jornada diferenciada e demissões em massa.

Acompanhe todo o depoimento no vídeo abaixo editado por Norian Segatto:

veja também

relacionadas

mais lidas

Skip to content