Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

PANFLETAGEM E ASSEMBLEIA GERAL DAS TRABALHADORAS E TRABALHADORES DA FUND. PADRE ANCHIETA – DIA 11/12, QUARTA-FEIRA, DIA DE REUNIÃO DO CONSELHO CURADOR

Redação

Líderes sindicais foram à ALESP pedir apoio aos deputados para evitar o sucateamento da Comunicação Pública pelo Governo de São Paulo (leia a carta aqui). Na assembleia desta quarta-feira vamos atualizar as informações sobre a ação. E falaremos sobre a repercussão da audiência pública realizada com a mesma finalidade em 25/11.

HISTÓRICO

Estamos à mercê da falta de entendimento do Governo Tarcísio sobre a importância da Comunicação Pública de qualidade e da falta de empenho da Direção da emissora para manter programas fundamentais para a formação dos cidadãos brasileiros. Com previsão de arrecadar cerca de 181 bilhões reais em ICMS em 2025, quase 18% a mais do que neste ano, o Governo do Estado submeteu orçamento aos deputados estaduais estrangulando ainda mais a operação da Fundação Padre Anchieta, que teria que ampliar a arrecadação de recursos próprios (publicidade e aluguel de espaços como estúdios) para manter a programação.

PANFLETAGEM E ASSEMBLEIA

Os Sindicatos dos Radialistas e Jornalistas chamam todos os funcionários, CLTs e PJs, para a panfletagem nesta quarta-feira, dia 11/12, às 08:45, para receber na porta os conselheiros que vem para a reunião mensal. Às 13h temos assembleia geral.

LUTA PELO ACORDO COLETIVO E REAJUSTES

Estamos sem o acordo que garante os direitos aos trabalhadores desde a greve de 2016. Sem o acordo mútuo, negado pela Direção, só uma greve pode garantir uma decisão sobre o assunto. É o que queremos? Precisamos debater essa questão. A proposta de reajuste salarial segue em trâmite no Governo do Estado, sem resposta positiva e sem perspectivas, enquanto os salários continuam corroídos pela inflação.

NOSSAS REIVINDICAÇÕES ESTÃO DE PÉ

Nenhum trabalhador a menos! Volta dos colegas demitidos! Volta dos programas cancelados já! Reajuste de cerca de 3% concedido aos celetistas extensivo aos PJs! Transparência nos valores pagos nos contratos PJs e eventuais.

REPRISES

A manutenção de reprises de programas no ar abre caminho para o sucateamento pretendido pelo Governo Tarcísio de Freitas que já se manifestou declarando que poderia até extinguir a Fundação, um patrimônio de todos os paulistas. Por isso, é de extrema importância que todos os trabalhadores (as) da Fundação se mobilizem contra essas ações. A RTV Cultura e a Jazz Sinfônica foram e ainda são sinônimo de qualidade. Gerações foram marcadas pelos programas infanto-juvenis, musicais e jornalísticos. Mais recentemente a Orquestra passou a integrar a Fundação e tem cumprido um papel fundamental de difusão cultural. Até agora programas como Estação Livre, Giro Econômico e Legião Estrangeira não voltaram a ser produzidos.

SUCATEAMENTO

Não é de hoje que os governos paulistas tentam acabar com a Comunicação Pública. Por não se tratar de emissora estatal, a serviço do grupo politico de plantão, querem privar os cidadãos brasileiros de receber formação para exercer o pensamento crítico.
Em abril desse ano, o governador Tarcísio de Freitas, em reunião realizada com deputados estaduais no Palácio dos Bandeirantes (sede do governo), disse que pretendia enxugar os gastos públicos com a estrutura da TV Cultura. Não vamos permitir que isso aconteça!

CONTRA AS DEMISSÕES E O FIM DOS PROGRAMAS!

NENHUMA TRABALHADORA E NENHUM TRABALHADOR A MENOS!

RADIALISTAS, JORNALISTAS E MÚSICOS
DA FUND. PADRE ANCHIETA EM LUTA!

Veja o vídeo:

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo