Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Nota de solidariedade aos jornalistas Renato Biazzi e Ronaldo de Souza

Nota de solidariedade aos jornalistas Renato Biazzi e Ronaldo de Souza

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) manifestam toda a solidariedade aos repórteres Renato Biazzi e Ronaldo de Souza, da TV Globo, que foram covardemente agredidos enquanto realizavam o seu trabalho na última quarta-feira (02 de março). O criminoso, que estava com um cachorro, após proferir ofensas e ameaças, desferiu golpes contra os jornalistas utilizando uma corrente — Ronaldo de Souza foi atingido na mão e teve de passar por uma cirurgia. 

As entidades já entraram em contato com os profissionais e estão a total disposição para que sejam tomadas medidas imediatas para a apuração do crime e a consequente punição do responsável, que desejava impedir o trabalho jornalístico por meio da violência. 

Infelizmente, casos como os sofridos por Renato e Ronaldo vêm crescendo de maneira assustadora no Brasil, consequência direta do discurso de ódio e as tentativas de cercear o livre exercício do jornalismo profissional. É necessário que as autoridades competentes não deixem esses casos impunes, ainda mais com a proximidade do período eleitoral — caso os responsáveis por esses crimes não sejam devidamente punidos, os jornalistas ficarão ainda mais expostos a agressões daqueles que tentam impedir a livre circulação de informações. 

Neste sentido, exigimos que o governo do estado de São Paulo realize imediatamente a apuração deste caso de violência e que o criminoso responda judicialmente por seus atos. 

Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Federação Nacional dos Jornalistas

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo