Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Nota de solidariedade aos jornalistas do Portal Nova 15

Nota de solidariedade aos jornalistas do Portal Nova 15

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) repudiam com veemência as intimidações que o jornalista Danilo Telles passou a sofrer após publicar reportagem conjunta com o jornalista Reinaldo Diniz, no Portal Nova 15, da cidade de Piracicaba, sobre um processo judicial que corre em sigilo na Justiça, no qual um dos envolvidos é o secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, Alex Gama Salvaia.

A reportagem não divulgou informações do processo que está sob sigilo, apresentou dados obtidos com o Ministério Público, que deflagrou uma operação que acabou levando o secretário a ser investigado no processo, que ainda não foi julgado.

Uma das intimidações ocorreu no prédio do Centro Cívico, sede da Prefeitura, na sala de reuniões da Sedema, no dia 23 de junho. Na ocasião, com reunião solicitada pelo secretário, os profissionais da empresa, Reinaldo Diniz, um cinegrafista e um dos diretores acreditaram que estariam colhendo o outro lado da informação (que não foi dada antes da publicação da reportagem porque não foram respondidos os questionamentos do jornalista) quando foram inquiridos sobre a reportagem.

Tal atitude, narrada pelo jornalista e pelo diretor do Portal Nova 15 ao Sindicato, caracteriza uma grave intimidação, que atenta contra os princípios democráticos e a liberdade de imprensa.

O Sindicato dos Jornalistas de SP repudia essas atitudes e solicita ao executivo municipal a investigação sobre tal ocorrência e a presença de pessoas portando armas de fogo em um prédio público. Também exige que a liberdade de expressão, de imprensa e o direito ao exercício da profissão dos jornalistas sejam respeitados. 

A entidade continuará acompanhando as ações adotadas pela empresa na defesa dos jornalistas e solicita que sejam tomadas medidas para garantir a segurança dos profissionais.

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo – SJSP
Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo