A Regional ABCD do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo vem a público manifestar toda sua solidariedade à vereadora Bruna Biondi (PSOL), diante das tentativas de criminalização de sua atuação parlamentar em São Caetano do Sul, no ABC Paulista. Bruna tem exercido seu mandato com coragem e compromisso com os direitos humanos, especialmente ao lado das mulheres e da população mais vulnerável da cidade.
A aprovação de um relatório por parte da Câmara Municipal solicitando investigação contra a parlamentar, sob a acusação de apoiar ocupações urbanas, é um claro movimento de perseguição política que atenta contra a liberdade de expressão e o legítimo exercício da função legislativa. E isso não atinge apenas a parlamentar, atinge a todas e todos nós que lutamos pelos direitos humanos neste país.
A atuação de representantes eleitos democraticamente deve ser respeitada, sobretudo quando voltada à denúncia de desigualdades sociais e à defesa de causas justas da classe trabalhadora. Lutar por moradia digna e dar visibilidade às lutas dos movimentos sociais não é crime. É parte fundamental do papel de qualquer agente – público ou não – comprometido com a justiça social.
Desta maneira, nos solidarizamos com a vereadora Bruna e reiteramos nosso repúdio a qualquer tentativa de intimidação, silenciamento ou cassação de mandatos populares por meio de manobras políticas e jurídicas carregadas de preconceito, intolerância e misoginia. Seguiremos atentos e mobilizados em defesa da democracia, da liberdade de expressão e do direito à atuação parlamentar sem perseguições.
Regional ABCD – Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
21 de maio de 2025