Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas
Nota do SJSP

NOTA DE REPÚDIO: Novo ataque judicial da Igreja Universal do Reino de Deus contra jornalistas e o jornal The Intercept

Tatiana Dias e Gilberto Nascimento foram convocados a prestar esclarecimentos à justiça nesta terça-feira (09)
Redação - SJSP

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) acompanha com grande atenção o inquérito policial determinado pela 4ª Vara Criminal de Ribeirão Preto, a pedido da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), a respeito da reportagem do jornalista Gilberto Nascimento publicada pelo jornal The Intercept em 20 de julho de 2022, intitulada “Igreja Bilionária”.

A reportagem denunciou uma operação de lavagem de dinheiro que, em cinco anos, movimentou 33 bilhões de reais.

No começo de abril, a emissora já vinha pressionando o jornalista Gilberto Nascimento, exigindo saber qual a fonte do jornalista, alegando quebra de sigilo em processo que envolvia o empresário condenado, mas não contesta os dados publicados. O objetivo da igreja é que o jornalista revele suas fontes, o que é inadmissível. Agora, ele e a editora geral do jornal, Tatiana Dias, foram convocados para prestar depoimento nesta terça-feira, dia 09 de maio. A emissora de Edir Macedo insiste em saber quem são as fontes que colaboraram para a matéria. Esse é um claro ataque aos jornalistas e às fontes que têm seu direito de sigilo e anonimato garantidos pelo artigo 5°, inciso XIV, da Constituição Federal de 1988.

Ao tomar medidas judiciais contra eles e contra o The Intercept, a IURD procura intimidá-los e cercear a liberdade de investigação jornalística. A atitude da IURD representa um ataque frontal ao jornalismo e, como tal, será tratado por nós.

O SJSP repudia a ação da emissora e reforça que em todo material jornalístico produzido, as fontes têm direito legal ao sigilo e solidariza-se e presta apoio aos jornalistas Tatiana Dias, Gilberto Nascimento e ao jornal The Intercept e coloca o jurídico do Sindicato à disposição.

Mexeu com um, mexeu com todos.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo