O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) vem a público repudiar a decisão unilateral da Ford de encerrar as atividades de sua planta em São Bernardo do Campo, prejudicando mais de 27 mil famílias dos trabalhadores e das trabalhadoras, diretamente e indiretamente.
Nós nos solidarizamos com todos e todas que serão prejudicados pela Ford, que só pensa no lucro e age de forma desumana com os trabalhadores e trabalhadoras que podem perder seus empregos a qualquer momento.
Queremos deixar público que o Sindicato dos Jornalistas estará junto com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, que luta todos os dias para revogar esta situação. A primeira ação nesse sentido foi com a presença de nossa Regional ABCD no ato dos grevistas da empresa e suas famílias, às 6h desta quarta-feira (27).
A Ford em São Bernardo tem cerca de 4 mil trabalhadores e trabalhadoras, mas a cadeia produtiva, que inclui, autopeças, pneus, vidros, entre outros, também sofrerá impactos.
Além disso, o município pode perder R$ 18,5 milhões em arrecadação de impostos com o fechamento. Seria uma tragédia para todo o Estado de São Paulo e o Brasil.
O SJSP espera que a matriz da empresa, nos Estados Unidos, onde os representantes do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC irão participar de uma reunião no próximo dia 7, revogue a decisão de fechar a planta da Ford em São Bernardo do Campo e que mantenha os empregos dos trabalhadores e das trabalhadoras.
Lutaremos juntos para que a negociação seja a mais justa possível. Juntos somos mais fortes!
São Paulo, 27 de fevereiro de 2019
Direção – Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo