Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

MPT notifica RAC de Campinas para impedir demissões em massa

MPT notifica RAC de Campinas para impedir demissões em massa


 

rac1

 

Na tarde da última quarta-feira, (21), o Ministério Público do Trabalho (MPT) definiu em audiência com a presença da direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), que os jornais Correio Popular e Diário do Povo, ambos pertencentes ao grupo RAC (Rede Anhanguera de Comunicação), não poderão fazer demissão em massa sem que haja prévia negociação coletiva com os sindicatos.

A audiência contou com a participação dos representantes do SJSP – José Augusto Camargo (Guto), presidente do Sindicato, Márcia Quintanilha, secretária de Sindicalização e Agildo Nogueira, diretor da Reginal Campinas – e também de dirigentes dos sindicatos dos Gráficos e da Administração da região. A empresa não mandou nenhum representante. Mesmo assim, a audiência foi considerada vitoriosa pelos sindicalistas, já que na ocasião, o Procurador do Trabalho, Dr. Silvio Beltramelli Neto, fez uma notificação recomendatória à empresa para que a mesma “abstenha-se de promover a dispensa em massa de seus funcionários, sob qualquer hipótese, sem prévia negociação coletiva com os sindicatos das categorias”.

Para o presidente do SJSP, Guto Camargo, a RAC não desrespeitou apenas os trabalhadores e os sindicatos, “mas também a Justiça”. Já o diretor da Regional Campinas, Agildo Nogueira, disse estranhar a postura da empresa já que , na sua opinião, desrespeitar o Ministério do Trabalho é grave. “Para nós, a notificação recomendatória, que obriga a empresa a comunicar o Sindicato em caso de demissões em massa, foi uma vitória”, disse.

Nesta quinta-feira (22), Agildo foi até o prédio da RAC para conversar com os trabalhadores e explicar como foi a audiência de ontem. Para o mês que vem está marcada, no dia 5 de dezembro, uma mesa redonda no Ministério Público de Trabalho para discutir eventuais dispensas. O SJSP espera que, desta vez, a RAC envie seus representantes.

Foto: Márcia Quintanilha – Na mesa, Guto e Agildo (dir.) e dirigentes dos Sindicatos dos Gráficos e de Administração(esq.)

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo