Os Sindicatos dos Radialistas e Jornalistas chamam todos os funcionários, CLTs e PJs, a se manifestarem nesta quarta-feira, 11/09, 9 horas da manhã, horário em que os integrantes do Conselho Curador chegam para a reunião mensal. Eles sabem o que está acontecendo: programas foram suspensos, produções para os próximos anos canceladas e trabalhadores demitidos. E como esperávamos, a corda estourou do lado mais fraco. Entre os trabalhadores dispensados há profissionais em tratamento de saúde e colegas punidos porque tornaram pública o problema. Para tentar contemporizar a situação com o Governo de São Paulo, que mente ao dizer que aumentou as verbas de custeio para 2024 (até agora elas não foram liberadas) penaliza aqueles que constroem a credibilidade da emissora pública.
O CONSELHO CURADOR DA FPA VAI DEFENDER A COMUNICAÇÃO PÚBLICA OU SE OMITIR?
ASSEMBLEIA
Nesta quarta-feira também será realizada assembleia geral, às 13h, na frente da emissora. Vamos debater e deliberar sobre as demissões e o fim dos programas da grade. O movimento está crescendo. Todos estão em risco e a solidariedade com os demitidos deve prevalecer.
FALTA DE TRANSPARÊNCIA
A Direção da FPA não atendeu aos insistentes pedidos dos Sindicatos para verificação dos valores pagos nos contratos de pessoas físicas como se fossem pessoas jurídicas. Também não se tem notícias que a contenção de gastos envolva cortes de diretores e chefes de alto escalão (há vários em alguns setores). Os maiores salários não podem ser verificados no Portal da Transparência porque o pagamento é feito por meio das verbas publicitárias e aluguéis de estúdios, em valores compatíveis com as emissoras comerciais. Desde o dia 21/08 a Direção suspendeu o diálogo com os Sindicatos dos trabalhadores. Primeiro adiou a reunião marcada para essa data. Depois, o RH respondeu aos pedidos do encontro declarando não haver nova previsão.
REPRISES
Sob alegação de falta de verbas, foram anunciados cortes nos programas da emissora, que deverão ser ocupados por reprises dos mesmos. Isso abre caminho para o sucateamento pretendido pelo Governo Tarcísio de Freitas que já se manifestou declarando que poderia até extinguir a Fundação, um patrimônio de todos os paulistas. Por isso, é de extrema importância que todos os trabalhadores (as) da Fundação se mobilizem contra essas ações. A RTV Cultura e a Jazz Sinfônica foram e ainda são sinônimo de qualidade. Gerações foram marcadas pelos programas infanto-juvenis, musicais e jornalísticos. Mais recentemente a Orquestra passou a integrar a Fundação e tem cumprido um papel fundamental de difusão cultural.
SUCATEAMENTO
Não é de hoje que os governos paulistas tentam acabar com a Comunicação Pública. Por não se tratar de emissora estatal, a serviço do grupo político de plantão, querem privar os cidadãos brasileiros de receber formação para exercer o pensamento crítico.
Em abril desse ano, o governador Tarcísio de Freitas, em reunião realizada com deputados estaduais no Palácio dos Bandeirantes (sede do governo), disse que pretendia enxugar os gastos públicos com a estrutura da TV Cultura. Não vamos permitir que isso aconteça!
CONTRA AS DEMISSÕES E O FIM DOS PROGRAMAS!
Sindicato dos Radialistas no Estado de São Paulo Rua. Conselheiro Ramalho, n. 992 – Bela Vista – SP (11) 3145-9999 www.radialistasp.org.br
Sindicato dos Profissionais Jornalistas no Estado de São Paulo Rua. Rêgo Freitas, n. 530 – Sobreloja – República – SP (11) 3217-6299 www.sjsp.org.br
setembro/2024
ASSEMBLEIA DOS RADIALISTAS, JORNALISTAS, MÚSICOS DA ORQUESTRA JAZZ SINFÔNICA E TRAB. DA TV CÂMARA
Dia: 11/09 (quarta-feira)
Horário: 13:00 horas
Local: Porta da FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA
Sindicato dos Radialistas no Estado de São Paulo Rua. Conselheiro Ramalho, n. 992 – Bela Vista – SP (11) 3145-9999 www.radialistasp.org.br
Sindicato dos Profissionais Jornalistas no Estado de São Paulo Rua. Rêgo Freitas, n. 530 – Sobreloja – República – SP (11) 3217-6299 www.sjsp.org.br