Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas
Jornais e revistas da capital

JORNALISTAS VÃO PARAR NA QUARTA-FEIRA!

Exigimos uma verdadeira negociação!
Redação - SJSP

Após mais de três meses de uma Campanha Salarial em que as empresas de jornais e revistas da capital demonstraram enorme intransigência em negociar reivindicações absolutamente justas e razoáveis da categoria, a assembleia realizada nesta segunda-feira, 8 de setembro, aprovou por unanimidade uma paralisação de duas horas que acontecerá na próxima quarta-feira, 10 de setembro.

Na última semana, em uma decisão unilateral, os patrões realizaram uma antecipação dos reajustes salariais, desconsiderando todo o processo de negociação estabelecido nos últimos meses. Como forma de dividir a categoria, jornalistas com salários até R$ 13 mil receberam reajuste pela inflação, de 5,2%, enquanto profissionais com vencimentos acima desse valor tiveram aumento fixo de R$ 700.

A manobra patronal foi amplamente rejeitada pela categoria, que a considera um desrespeito e verdadeiro “golpe” contra a negociação.

A luta das e dos jornalistas é clara: reajuste para todos os salários, com ganho real no piso da categoria, e valorização acima da inflação do Vale-Refeição. Experiências de negociações realizadas em outros estados neste ano comprovam que as reivindicações são plenamente viáveis, já que Convenções Coletivas de Trabalho assinadas em diferentes regiões garantiram o reajuste integral da inflação, sem divisões entre profissionais.

Em 2021, jornalistas de jornais e revistas da capital realizaram uma paralisação histórica diante de outra negociação difícil. Esse exemplo de luta coletiva foi resgatado nesta Campanha Salarial, reforçando a importância de que a mobilização conte com a participação de todos os colegas, seja presencialmente nas redações ou de forma remota.

A orientação do Sindicato é deixar o celular no silencioso e sair dos e-mails corporativos durante o período da paralisação. Para quem estiver na redação, realizaremos assembleias nas portas das empresas.

O SJSP, representante de todas e todos os jornalistas, notificou o patronal sobre a paralisação e não admitirá qualquer tipo de constrangimento ou coação contra a categoria no exercício do direito à organização. Em caso de qualquer problema, contate imediatamente nossas diretoras e diretores.

veja também

relacionadas

mais lidas

Acessar o conteúdo