Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas
PLR

Jornalistas do Sistema A Tribuna conquistam 50% de PLR

Redação

Jornalistas do Sistema A Tribuna, de Santos, receberão, em abril, pagamento de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) referente ao ano de 2023, por meio de acordo coletivo firmado entre a empresa e o Sindicato dos Jornalistas (SJSP).


A empresa aceitou a contraproposta da categoria, definida em assembleia. Com isso, a base de cálculo foi elevada para 50% dos salários de abril de 2024, limitado ao teto de R$ 4.125,00, com pagamento em uma única parcela.


A proposta inicial era de 36% dos salários, limitado a R$ 3.150,00.
Trabalhadoras(es) com contrato de trabalho ativo em janeiro de 2024 e que tenham trabalhado o período completo de 1º/12/2022 a 30/11/2023, receberão a PLR integralmente. Para ativas(os) em janeiro de 2024 e admitidas(os) após o período de 1º/12/2022 à 30/11/2023, o pagamento será de forma proporcional.

Comissão paritária


A PLR é um direito estabelecido na Constituição Federal. Há alguns anos a cláusula de PLR está fora convenção coletiva de trabalho (CCT) de rádio e tv. O retorno à CCT é um dos assuntos a serem tratados na comissão paritária entre o SJSP e o Sindicato patronal (Sertesp) nos próximos meses e é uma luta que exigirá engajamento da categoria.

foto: Eduardo Viné Boldt

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo