O jornalista Romeu Santini morreu na manhã desta quinta-feira (22) aos 83 anos, em Campinas, vítima de problemas respiratórios. Também advogado e professor, Santini foi vereador por seis mandatos na Câmara Municipal campineira.
O velório, aberto ao público, ocorre desde às 13h na Câmara Municipal de Campinas e o sepultamento é no cemitério Parque Flamboyant.
Nascido em 16 de setembro de 1935, Santini começou no jornalismo no Diário do Povo e foi repórter sucursal de O Estado de S.Paulo em Campinas. Entre outras redações, o jornalista também atuou na Rádio Cultura, no Correio Popular e foi diretor de jornalismo da EPTV Campinas.
É sindicalizado histórico, filiado há 57 anos ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), sempre apoiando a gestão da entidade e, apesar da idade, fazia questão de participar das eleições e outras atividades sindicais.
Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, a atuação política de Santini começou aos 23 anos, quando foi eleito vereador pela primeira vez, em 1960. Dos seis mandatos na câmara campineira, o último foi de 2000 a 2004. Ele ainda foi professor nas faculdades de Direito e de Jornalismo da PUC de Campinas.
Santini deixa inúmeros amigos e amigas, além de um legado tanto como jornalista quanto como cidadão político e socialmente engajado.
Aos familiares, parentes e amigos, o Sindicato dos Jornalistas expressa seu pesar e solidariedade.