Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Jornalista é assediada durante cobertura na Câmara de Sorocaba

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP), por meio Regional Sorocaba, repudia as agressões sofridas pela jornalista Wilma Antunes, do Portal Porque, na terça-feira (12), durante cobertura de sessão da Câmara de Sorocaba.

O vereador Luís Santos (Republicanos), insatisfeito com reportagem, de autoria de Wilma, em torno da tentativa do legislativo de engavetar o projeto que declara a Associação de Transgêneros de Sorocaba (ATS) como entidade de utilidade pública, ofendeu a jornalista diante de demais profissionais de imprensa, acusando-a de desconhecer o básico do jornalismo, interrompendo repetidamente sua fala.

“A matéria dedicou dois parágrafos às justificativas dele para barrar o projeto. Fica claro que ele não leu o texto e, em vez disso, despejou sua raiva sobre mim”, explica Wilma. “Várias pessoas testemunharam a forma rude com que o vereador se dirigiu a mim”.

A Regional Sorocaba do SJSP prestou apoio à jornalista, colocando o Jurídico do Sindicato à disposição.

Para o Sindicato dos Jornalistas, o fato é um exemplo a intolerância de gênero e discurso de ódio crescente entre autoridades e instituições brasileiras, e as agressões à jornalista se caracterizam como assédio moral e desrespeito ao livre exercício do Jornalismo.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo